Trabalhadores exigem melhores condições

smtuc.jpegPROTESTO NOS SMTUC DE COIMBRA

Funcionários dos SMTUC (Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra) protestaram no sábado, dia 8 Fevereiro, contra a degradação do serviço que prestado pela empresa à população, a defesa dos postos de trabalho, a melhoria das condições de trabalho e a renovação da frota. Durante esta ação, os funcionários da empresa municipal reivindicaram ainda o agendamento de uma reunião , já solicitada ao conselho de administração dos SMTUC e ao presidente da Câmara Municial de Coimbra. 

«Com as últimas administrações, houve uma degradação da frota dos SMTUC e não se adquiriram novas viaturas», contou Aníbal Martins, explicando que há falta de autocarros para cumprir as carreiras estabelecidas nos horários, existindo «motoristas parados». O coordenador regional alertou que, «sem uma alteração da gestão, os postos de trabalho ficam em risco». 

Apesar de ser necessário melhorar «os sectores oficinais, que têm carências de melhoria das inSTALações e falta de profissionais», a questão fundamental «é a renovação da frota», frisou. «Há muito que reivindicamos a renovação e melhoria da frota» de autocarros dos SMTUC, afirmou Aníbal Martins, considerando que a «situação é catastrófica». Segundo o coordenador de Coimbra do STAL, a «asfixia financeira» que os serviços municipalizados e autarquias sofrem é a principal razão para a não renovação da frota. 
 
"A culpa não é dos trabalhadores", refere Aníbal Martins, "os trabalhadores querem trabalhar e defender os seus postos de trabalho, neste sentido há que responsabilizar quem geriu os serviços nos últimos anos". 

STAL-Informa

Subscreva aqui a Newsletter e receba regularmente informação do STAL.

Partilhe connosco as suas preocupações