Conferência do STAL abre amanhã

forumlx 2ecc6TRABALHO COM DIREITOS, AUTONOMIA DO PODER LOCAL, DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO

O STAL realiza amanhã, dia 19, no Fórum Lisboa, a sua Conferência Sindical, sob o lema «Afirmar o Futuro nos 40 anos do STAL».

Durante os trabalhos, em que participam centenas de delegados vindos de todo o país, serão debatidos os direitos dos trabalhadores da Administração Local, no contexto da brutal ofensiva antilaboral e anti-social, sem precedentes desde o 25 de Abril.

Outro dos temas centrais da Conferência é a autonomia do poder local democrático, igualmente alvo de violentos ataques que visam demolir um dos pilares essenciais do regime democrático.

A sessão de abertura terá início pelas 10.00 horas, com a intervenção de Francisco Braz, Presidente do STAL e o encerramento está previsto para as 16.30 horas.

A conferência contará ainda com as intervenções de Jan Willem Goudriaan, Secretário-Geral da EPSU-FSESP (Federação Sindical Europeia de Serviços Públicos), pelas 11.00 horas e de Arménio Carlos, Secretário-Geral da CGTP-IN, pelas 11.15 horas.

Durante os trabalhos, o STAL lançará o livro, STAL – Sindicato de Abril, 40 anos de Luta em Defesa de Quem Trabalha. A sessão de apresentação terá lugar às 12.15 horas.
No final dos trabalhos, os participantes sairão em desfile, pelas 17 horas, para o Ministério do Trabalho, em protesto contra a precariedade, contra a utilização abusiva dos chamados «contratos emprego-Inserção», exigindo a vinculação dos trabalhadores que exercem funções permanentes, estabilidade de emprego e respeito pelos direitos laborais.

O STAL reafirma a exigência ao Governo da publicação imediata dos ACEP já assinados, bem como reclama a extinção da sobretaxa do IRS, reivindicações já entregues ao Governo e aos grupos parlamentares.