STAL presente no 3.º Congresso FSC-CCOO

JoseCorreiaCCOO 246c5Uma delegação do STAL esteve presente no 3º Congresso da Federación de Servicios a la Ciudadanía de Comisiones Obreras - FSC-CCOO, que se realizou em Alicante, Espanha, de 5 a 7 de Junho de 2017.

Durante os três dias, os delegados analisaram e submeteram a votação o trabalho realizado nos últimos quatro anos e elegeram tanto o projecto sindical assim como os membros que farão parte dos órgãos de direcção da FSC-CCOO.

Com mais de 216.000 associados, FSC-CCOO, é a segunda organização da CCOO que agrupa as trabalhadoras, trabalhadores e profissionais que realizam a sua actividade nas área dos serviços, públicos e privados de interesse geral e actividades económicas anexas. Entre outras actividades inclui as do sector público no saneamento e educação; operadores de transportes aéreos e turísticos; transporte rodoviário e urbano, ambulâncias, garagens, estacionamentos e táxis; ferroviário; transporte marítimo, portos e pescas; telecomunicações e sociedade da informação; serviços postais; artes gráficas, papel e fotografia; media, cultura, espectáculos, lazer e desporto.

A delegação composta por José Correia e Fátima Amaral, respectivamente, Presidente e Vice-presidente do STAL, assistiu aos trabalhos do congresso. Na intervenção do STAL, foi destacada a importante luta de mais de dois anos pelas 35 horas de trabalho semanal, o determinante contributo da luta de massas para o derrube do governo de direita PSD-CDS, e das suas políticas de roubo e de destruição de direitos. Foi ainda destacada a luta que neste momento está a ser travada pela recuperação de direitos, nomeadamente, a valorização dos salários, o descongelamento das progressões, a recuperação das profissões e carreiras.