STAL saúda a corajosa e combativa luta dos trabalhadores brasileiros

greve brasil 33968

O STAL saúda a corajosa e combativa Greve Geral que os trabalhadores brasileiros estão a realizar hoje contra o compromisso entre o grande capital e o governo ilegítimo de Michel Temer para a destruição de direitos laborais e sociais fundamentais para uma vida digna.

Os trabalhadores brasileiros estão em luta contra a redução de salários, o alargamento brutal do horário de trabalho, contra a perda do direito a férias, contra o aumento da idade da reforma e a perda do direito à reforma, contra a destruição da segurança social. Na sua luta defendem – como em Portugal – o direito à contratação colectiva e o seu papel na regulação das relações de trabalho e na protecção dos trabalhadores.

Lá como cá, os trabalhadores combatem a precariedade, que o governo golpista procura alargar a toda a classe trabalhadora brasileira, instituindo um modelo sem protecção legal do trabalhador e de total submissão ao patronato.

O STAL expressa aos trabalhadores e aos sindicatos brasileiros desejos de sucesso neste combate, tendo presente neste momento que a resistência e os avanços dos trabalhadores brasileiros são parte da luta que une os trabalhadores de todo o mundo, em particular na América Latina, região onde se desenvolve uma luta tenaz que opõe os trabalhadores e os povos às oligarquias locais autoritárias e golpistas nos seus intentos de, junto ao imperialismo norte-americano, negar o que só a estes povos pertence, os seus direitos e soberania.