Governo continua a adiar resolução dos problemas dos trabalhadores das AHBV e dos operadores de comunicações

 

Trabalhadores das Associações Humanitárias de Bombeiros

Após anos de reivindicação o STAL continua a exigir a regulamentação da carreira, que dignifique e valorize os profissionais, exigindo o direito a uma carreira e categoria profissional de bombeiro com direito à progressão.

Os trabalhadores das AHBV estão sujeitos a cargas horárias desumanas e ilegais, que põem em risco a sua vida e a de terceiros, a saúde e integridade físicas e os privam de uma vida familiar normal e do direito ao descanso e lazer. 

STAL exige que seja cumprido o horário de trabalho definido por lei, eliminando-se o duplo estatuto de trabalhadores e voluntários.

Foi também abordado o reconhecimento da actividade de bombeiro como actividade de risco – com as consequentes contrapartidas.

A Secretária de Estado manifestou-se sensível à criação de uma regulamentação que preveja a resolução destes problemas, e que iria iniciar nas próximas semanas um grupo de trabalho para analisar uma proposta.

O STAL exige ser incluído nessa discussão, com a devida antecipação, de forma a permitir o envolvimento dos trabalhadores das Associações Humanitárias de Bombeiros.

 

Operadores de Comunicações

O Sindicato reiterou a exigência da manutenção da remuneração no processo de integração dos trabalhadores e lamentou os sucessivos adiamentos, manifestou ainda dúvidas em relação à integração através do PREVPAP.

O STAL defende que a integração deve ser alvo de um decreto próprio que coloque os trabalhadores num nível salarial igual ao que detêm, numa carreira mais adequada às suas funções.

A Secretária de Estado, bem como os seus assessores, dizem conhecer bem a situação, e que se mantém a intenção da integração desses trabalhadores na ANEPC, assumindo que até ao Verão irão apresentar uma proposta concreta.

Relacionados