Perante este “quadro negro”, a luta por melhores condições de trabalho deve ser reforçada e, como recentemente se comprovou (pela conquista do Suplemento de Penosidade e Insalubridade), o combate é a solução para a implementação destes direitos e para observância das normas de SST.

Investir nas condições de trabalho e cuidar da SST não é uma mera despesa, mas, antes, uma obrigação do empregador e um direito dos trabalhadores. E para a defesa desse direito, a legislação laboral reconhece hoje, de forma inequívoca, a importância dos representantes dos trabalhadores em SST, atribuí-lhes primazia na intervenção pela melhoria das condições de trabalho e reforça o seu papel junto das administrações, relativamente às condições laborais e na reivindicação de medidas que defendam a saúde dos seus colegas.

Pela experiência acumulada de mais de uma década a promover eleições e eleger representantes dos trabalhadores em SST, o STAL confirma que o estatuto legal atribuído a esses representantes, quando articulada com a actividade sindical, resulta que de uma forma geral o conjunto dos trabalhadores esteja mais informado e protegido nesta matéria, em locais de trabalho mais seguros e numa melhoria das condições de trabalho.

O STAL irá continuar a organizar os trabalhadores da Administração Local e empresas concessionárias na defesa do direito à saúde e a trabalhar em condições seguras, dando especial relevo à eleição de representantes dos trabalhadores em SST, à sua formação e acompanhamento, sendo esta uma das prioridades do Sindicato nos próximos meses.