Com direcções regionais em todos os distritos, incluindo nos Açores e na Madeira, o STAL conta com a força dos seus mais de 40 mil associados, representando trabalhadores das mais variadas categorias profissionais – dos sectores operário, auxiliar e administrativo aos técnicos superiores – que encontram no Sindicato a capacidade, o dinamismo e a coerência para, em conjunto, defender os seus interesses e lutar contra todos os ataques desferidos aos trabalhadores pelos sucessivos governos.

CONTIGO SOMOS MAIS FORTES!

Sob o lema “Contigo Somos Mais Fortes!”, o STAL realiza anualmente a sua campanha de sindicalização, que permite juntar mais trabalhadores a este grande colectivo, para que possamos continuar as lutas – a nível nacional ou nos locais de trabalho – que se impõem concretizar. E no nosso Sindicato cada um faz parte deste grande colectivo, feito de trabalhadores que uniram-se para ter mais força para reivindicar, que será tanto maior quanto maior for a vontade organizada de quem trabalha.

A sindicalização é crucial para continuar a afirmar o STAL como um grande sindicato unitário, democrático, de classe e de massas. E estar sindicalizado é estar organizado e fortalecer o grupo de trabalhadores que pode fazer a diferença; é ter direito à contratação colectiva e é poder intervir, como parte legítima, em acções judiciais e ter o direito de participar na elaboração da legislação laboral.
Contamos contigo para ajudar o nosso sindicato a crescer e a tornar-se mais forte. Convida um colega a inscrever-se no STAL. Unidos somos mais fortes!
 

dECO 81f10PARCERIA STAL/DECO: VANTAGENS ESPECIAIS PARA SÓCIOS

O STAL e a DECO PROTESTE estabeleceram uma parceria que oferece um conjunto de vantagens aos nossos associados, como a possibilidade de subscreverem a revista DECO PROTESTE, TESTE SAÚDE e DINHEIRO & DIREITOS com 60% de desconto, durante 12 meses; aceder a conteúdos exclusivos no site deco.proteste.pt; a utilizar o apoio da associação para defender as denúncias e reclamações nas áreas de direito ao consumo, económica e financeira; o acesso ao cartão DECO+, que oferece descontos imediatos em diversos sectores, como combustíveis, seguros, banca, lazer, saúde e alimentação.

Associando-se aos 320 mil associados desta organização de consumidores portugueses, os sócios do STAL podem receber as revistas editadas pela DECO PROTESTE e um guia prático, à escolha, todos os meses, podendo terminar a subscrição em qualquer altura.

Os interessados devem inscreverem-se através do seguinte link: http://descobrir.deco.proteste.pt/oferta?site_name=BDSTAL&prm_id_c=PTBDSTAL

Expo Saramago Mafra ffbe1“SARAMAGO, ESCRITOR DE INQUIETAÇÕES” EM MAFRA

O Palácio Nacional de Mafra (mais propriamente a Sala do Torreão Sul) acolhe, até ao final de Setembro, a exposição itinerante promovida pelo STAL em homenagem a José Saramago, cujo percurso pessoal e literário ficou marcado pela defesa da justiça social, dos trabalhadores e dos mais desfavorecidos.

Esta iniciativa cultural – que foi inaugurada na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém, onde esteve patente entre Julho e Agosto – estrutura-se sobre um conjunto de painéis com fotografias, pensamentos, estratos das obras e de entrevistas, além de momentos da vida do escritor, cuja dimensão social, cívica, política e cultural se condensa em torno de um desígnio maior: a defesa da condição humana na sua plenitude, dos direitos dos trabalhadores e da liberdade dos povos.

José Correia, presidente do STAL, realça a importância desta homenagem ao único Prémio Nobel da Literatura em Língua Portuguesa, que procura “preservar o exemplo, a memória, as convicções e a forte determinação em defesa da justiça social e dos trabalhadores e dos mais desfavorecidos, plasmados na vasta obra que nos legou”.

Já António Marques, o curador desta exposição, defende que “é preciso colocar Saramago no lugar que merece” na cultura portuguesa, “cujos degraus percorreu ao longo da sua vida literária, dominando a palavra escrita com grande vigor, engenho e arte”.