STAL saúda o sentido de missão, coragem e sacrifício dos bombeiros portugueses

WhatsApp Image 2022 07 26 at 10.22.00 8d7c3NESTE PERÍODO DIFÍCIL DE INCÊNDIOS QUE ASSOLA O PAÍS

O STAL enaltece a competência e determinação dos bombeiros portugueses neste quadro particularmente difícil das operações de combate aos incêndios, e defende o reconhecimento efectivo do trabalho prestado ao longo de todo o ano, bem como a sua dignificação e valorização da profissão, das carreiras e das condições de trabalho.

Ler mais...

Ronda nacional de contacto com os Bombeiros

bombeiro e174aO STAL está a promover uma ronda nacional de contacto junto dos Bombeiros Sapadores, Bombeiros das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários e dos Sapadores Florestais. Nestas acções estão a ser distribuídos comunicados com as principais reivindicações dos trabalhadores deste sector.

Unidos os trabalhadores têm mais força. Sindicaliza-te hoje!

Ver comunicado - Bombeiros Sapadores

Ver comunicado - Bombeiro AHBV

Ver comunicado - Sapadores Florestais

STAL exige reunião com SEAI

225415420 2978359082484582 1291966566458492940 n2 45af7GOVERNO NÃO PODE CONTINUAR A ADIAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DOS BOMBEIROS SAPADORES

O STAL realizou hoje, dia 28, uma concentração junto à Secretaria de Estado da Administração Interna (SEAI), a exigir a realização de uma reunião, que tem sido repetidamente adiada, para discutir as regras de atribuição e cálculo das pensões de aposentação e o estatuto de bombeiros sapadores.

Recorde-se que a Secretária de Estado, no dia 17 de Janeiro de 2020, comprometeu-se a agendar uma reunião até ao final daquele mês para discutir as alterações aos dois diplomas aprovados em 2019, designadamente, os decretos-lei n.º 86/2019 e n.º 87/2019, de 2 de Junho, e que até ao momento não teve disponibilidade para reunir.

Ler mais...

STAL denuncia assédio laboral nos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo

BombSapadores 0dd26SINDICATO APRESENTA QUEIXA JUNTO DA INSPECÃO-GERAL DAS FINANÇAS

O Sindicato repudia o comportamento reiterado, discriminatório, prepotente e humilhante do actual comandante da corporação dos Bombeiros Sapadores, e está também a preparar uma acção judicial contra o Município e o comandante, que tem promovido um inaceitável clima de hostilidade psicológica junto dos trabalhadores, colocando em risco o equilíbrio emocional destes, com consequências para a operacionalidade deste corpo de bombeiros, e para a prestação do serviço às populações.

A Direcção Regional do STAL de Viana do Castelo apresentou, no passado dia 12, uma denúncia junto da Inspecção-Geral de Finanças (IGF), das situações de assédio laboral que alguns trabalhadores afectos ao corpo de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo são vítimas por parte do actual comandante deste serviço municipal, que manifesta, de forma reiterada e há anos, atitudes de autoritarismo e prepotência.

Ler mais...

Bombeiros sapadores e municipais protestam amanhã em Lisboa

190412 Com7 Bombeiros 350f9
POR UM REGIME DE CARREIRAS JUSTO, EM DEFESA DO ESTATUTO DE APOSENTAÇÃO

Dirigentes, delegados e activistas sindicais do STAL e do STML promovem amanhã, na Praça do Comércio, junto à Secretaria de Estado, pelas 11h30, uma acção de protesto para exigir uma reunião sobre a proposta do regime de carreiras e do estatuto da aposentação dos bombeiros profissionais.

Ler mais...

  • Legislação relativa à Protecção Civil e Bombeiros