Vinte anos de reconhecimento por locais de trabalho seguros

sst e4a72DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA NO TRABALHO

Assinala-se esta quarta-feira, 28 de Abril, o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho – consagrado legalmente em Portugal desde 2001 –, efeméride que foi celebrada pela primeira vez em 1996, em homenagem às vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais, e que a Organização Internacional do Trabalho, este ano, dedicou ao reforço da importância das políticas e dos sistemas de segurança e saúde no trabalho, quer ao nível nacional quer ao nível empresarial.

Volvidos 20 anos, e apesar da importância da matéria, ainda há muito por fazer para garantir que os locais de trabalho são seguros e não representam um perigo para a segurança e saúde dos trabalhadores. E a pandemia da Covid-19, com a qual vivemos durante o último ano e que atingiu, profundamente, todos os aspectos do trabalho, veio demonstrar, mais uma vez, a extrema importância que assume o investimento em sistemas de segurança e saúde no trabalho, nomeadamente para responder a emergências e crises nos locais de trabalho.

Ler mais...

Exigir melhores condições de trabalho na câmara de Ferreira do Zêzere

20190131 105100 min 2294c ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DOS TRABALHADORES PARA A SST

Decorreu no passado dia 31 de Janeiro, na Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, a eleição dos representantes dos trabalhadores do município para a Segurança e Saúde no Trabalho.

A eleição, que contou com a participação de 75 por cento dos trabalhadores, insere-se na Campanha Nacional por Melhores Condições de Trabalho, que tem percorrido todas as regiões do País. No mesmo dia esteve patente a exposição da campanha.

Falta de condições de trabalho na BRAVAL

181108 COMDRBraga TrabalhadoresBraval1 1b695 AUTORIDADES DÃO RAZÃO AO STAL

No dia 07 de Agosto de 2018, o STAL-Braga denunciou à ACT e ao Delegado de Saúde, a falta de condições de trabalho na Braval, mais concretamente na TMB, falta de ar condicionado e falta de ventilação.

Como não houve resposta por parte destas entidades, na sequência da denúncia feita, o STAL-Braga, em 15‑10-2018, solicitou informação às referidas entidades sobre qual o estado do assunto.

Em resposta ao solicitado, a ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho enviou resposta em 26-10-2018,e a Sra. Delegada de Saúde enviou a este Sindicato, em 25‑10-2018, o Relatório de Vistoria n.º 156/2018.

Ver Comunicado
  • 1

amianto 805f0

assedio1 1b2fb