O STAL exige negociações sérias com a Praia Ambiente

PSEUDO-ACORDO PREJUDICA TRABALHADORES

PraiaAmbiente d6ee0

Os trabalhadores da empresa municipal Praia Ambiente, da Praia da Vitória, na Ilha Terceira, nos Açores, irão entrar em greve nos dias 5 e 6 de agosto, caso a administração não encete negociações com o STAL com vista à melhoria das condições de trabalho.

Ler mais...

Greve no município de Sines, dias 22 e 23 de Julho

Sines Min 602caRESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, LIMPEZA E JARDINS

Os trabalhadores dos serviços de RSU, limpeza e jardins da Câmara Municipal de Sines realizam uma greve de dois dias, 22 e 23 de Julho, por horários dignos e o reforço de meios.

Ler mais...

Grande manifestação da CGTP-IN

Milhares de trabalhadores manifestaram-se hoje, em Lisboa, provenientes das várias regiões do País, para participar na manifestação convocada pela CGTP-IN que exige ao governo o fim da normas anti-laborais, aumento dos salários e a valorização dos trabalhadores.

Ver fotos

Decisão sobre actualização das tabelas salariais remetida para o Supremo Tribunal Administrativo

IMG 2715 11d18Como foi noticiado esta quinta-feira, dia 4, o STAL – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins, deu entrada de uma acção judicial contra o Estado Português no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa.

O objectivo desta acção judicial foi o de iniciar um processo cuja conclusão determine finalmente o cumprimento da legislação que define explicitamente que a Tabela Remuneratória Única dos trabalhadores da Função Pública (TRU) “não pode prever níveis remuneratórios de montante inferior ao da retribuição mínima mensal garantida”.

Ler mais...

CGTP-IN convoca manifestação para dia 10 de Julho

190618 ManifestacaoNacionalCGTP 10Julhomin fef1414H30 - PRAÇA DA FIGUEIRA - LISBOA

O País continua marcado por injustiças e desigualdades. O País precisa de fazer a ruptura com a política de direita posta em prática por governos do PS, do PSD e do CDS.

O governo PS mantém a legislação laboral da direita, do PSD e do CDS, legislação que é uma das razões dos baixos salários, da precariedade, do emprego sem direitos, da repressão, das injustiças e desigualdades e da exploração dos trabalhadores.

É justo exigir a restituição aos trabalhadores do direito de negociação e de contratação colectiva, que a introdução da caducidade e a eliminação do princípio de tratamento mais favorável lhes retirou, desequilibrando, ainda mais, as relações de trabalho, a favor dos patrões.

ISTO NÃO PODE CONTINUAR! É PRECISO AGIR!
É PRECISO CONTINUAR A LUTAR! 
  • pela revogação das normas gravosas das leis laborais;
  • contra as propostas do governo ps que as agravam;
  • pela valorização do trabalho e dos trabalhadores;
  • pelo aumento dos salários;
  • pela valorização das carreiras;
  • pela dignificação das profissões.
TODOS À MANIFESTAÇÃO DA CGTP-IN DIA 10 JULHO - 14H30 PRAÇA DA FIGUEIRA
Ver cartaz
Ver comunicado

Valorizar o trabalho e os trabalhadores

IMG 3309 min 285e0STAL REALIZA, HOJE, 28, CONFERÊNCIA SINDICAL EM MATOSINHOS

O STAL realiza hoje, em Matosinhos, a sua III Conferência Sindical, subordinada ao lema «Valorizar o trabalho e os trabalhadores, pelos valores de Abril e um Portugal soberano».

Ver fotos

Ler mais...

Pelo direito à progressão

190614 Com12 SIADAP 1 91455 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO (Biénio 2017/18)

Foi pela luta que os trabalhadores conseguiram em 2018 a reposição do direito à progressão, mas condicionada a um inaceitável processo de pagamento faseado (25% de cada vez). Direito à progressão que depende da avaliação de desempenho, estabelecida no famigerado SIADAP, sistema de avaliação profundamente desadequado e injusto, que tem contribuído para a desvalorização e a desmotivação profissional, ora facilitando a perseguição, ora privilegiando o favoritismo e que, na ausência de Opção Gestionária, se transforma em pontos: 3 pontos por cada menção ‘excelente’; 2 pontos por cada menção ‘relevante’; 1 pontos por cada menção ‘adequado’.

E, por este processo, só com a acumulação de 10 pontos se torna obrigatória a progressão na Tabela Remuneratória Única (TRU).

Ver comunicado

Reflectir e lutar para avançar

ConferenciaSindical Selo fb1d7

A 3.ª Conferência Sindical, na qual participarão centenas de delegados eleitos nos locais de trabalho, é um acontecimento maior da vida do sindicato. Este é também o fórum mais representativo dos trabalhadores da Administração Local onde, além da reflexão sobre os problemas do sector, serão debatidas as propostas para prosseguir a luta e avançar na conquista de direitos.

Ver comunicado

Ler mais...

Limpeza de Almada em greve contra novos horários

ComunicadoCS Setubal GreveLimpeza a29e6 TRABALHADORES CONCENTRAM-SE NOS ESTALEIROS MUNICIPAIS

Os trabalhadores da limpeza do município de Almada decidiram, dia 11, em plenário, manter a greve de dois dias, convocada para amanhã e sexta-feira, 13 e 14, e concentrarem-se em protesto, nos estaleiros municipais de Vale Figueira Parque, na Sobreda.

Ler mais...

Trabalhadores recusam sabotagem da autarquia

190606 plenario crato web f541f CÂMARA DO CRATO RECUSA INSTALAÇÕES PARA PLENÁRIO DO STAL

O presidente da Câmara Municipal do Crato recusou-se, hoje, dia 6, a ceder qualquer instalação do município para realização de um plenário, convocado pela Comissão Sindical do STAL, apesar das várias alternativas que esta apresentou.

Ler mais...

STAL participa no 10.º Congresso da Federação Europeia de Sindicatos de Serviços Públicos (FSESP/EPSU)

EPSU Congress2019 c33d8 O STAL participa, enquanto organização filiada, no 10º Congresso da Federação Europeia de Sindicatos de Serviços Públicos (FSESP/EPSU), que se inicia hoje e decorrerá até 7 junho, na cidade de Dublin. A delegação do sindicato é encabeçada pelo Presidente, José Correia, conjuntamente com Fátima Amaral, vice-presidente do sindicato e por Francisco Braz, actual membro do Comité Executivo da FSESP. O Congresso, que se realiza de cinco em cinco anos, tem este ano como lema “Lutar por um futuro para todos” e três temas centrais: — O futuro dos serviços públicos; — O futuro do trabalho nos serviços públicos; — O futuro dos sindicatos de serviços públicos.

Ler mais...

Novo acordo repõe três dias de férias em Loulé

STAL ASSINA ACEP COM O MUNICÍPIO

O STAL assinou com a Câmara Municipal de Loulé, no passado dia 27 de Maio, um novo Acordo Coletivo de Empregador Público que substítui o que está em vigor e acrescenta a recuperação dos três dias de férias roubados pelo anterior governo.

Assim, os trabalhadores da Câmara Municipal de Loulé terão um acréscimo de 3 dias de férias por ano como recompensa do seu desempenho, no caso da avaliação de desempenho obtida ser de adequado, relevante ou excelente.

A Direção Regional de Faro do STAL congratula-se com a disponibilidade da Câmara para assinar este novo ACEP, tendo o STAL sido o único sindicato a assinar o novo acordo que recupera mais três dias de férias para os trabalhadores do Município de Loulé.