29 de Novembro - Greve nacional dos trabalhadores não docentes

comunicado 29Nov NaoDocentesRedePublica edited 37c17Estando convocada pelos Sindicatos da Função Pública/CGTP-IN, uma greve para o dia 29 de Novembro e tendo as câmaras municipais recebido o pré-aviso de greve, informam-se os trabalhadores não docentes dos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública, sócios do STAL, podem aderir à greve

Ver pré-aviso de greve

Exigimos 90 euros de aumentos salariais

191104 STAL FC COM 19 AumentosSalariais2020 min 3a697 AO FIM DE 10 ANOS SEM AUMENTOS, O ROUBO CONTINUA?!

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública exige um aumento salarial de 90 euros para todos os trabalhadores da Administração Pública, acompanhando as justas reivindicações que a CGTP-IN tem vindo a colocar como emergência nacional. É oportuno relembrar que mais de 10 anos sem aumentos salariais resultaram no empobrecimento generalizado dos trabalhadores, com perda do poder de compra superior a 20%, o que tem sido acompanhado da destruição das carreiras e do direito de todos os trabalhadores à progressão nas suas profissões.

Ver comunicado

Ler mais...

Câmara Municipal de Mafra impede trabalho sindical

73117782 3526822564009678 8525281680494166016 n 7a332DESRESPEITO PELOS DIREITOS SINDICAIS E PELA CONSTITUIÇÃO

A Direcção Regional de Lisboa denuncia que pela segunda vez consecutiva, no dia 22 de Outubro, os Delegados e Dirigentes do STAL foram impedidos de contactarem com os trabalhadores da sede da Câmara Municipal de Mafra, evidenciando por parte da Câmara Municipal uma atitude autoritária e provocatória contra os representantes dos trabalhadores, desrespeitando grosseiramente os direitos sindicais e a Constituição da República Portuguesa.

Ver nota da D.R. de Lisboa

CGTP-IN Solidária com os trabalhadores e o povo da Catalunha

catalunha 19785A aplicação de pesadas penas de prisão efectiva a dirigentes de forças políticas, a membros e ex-membros do parlamento e governo regional pela sua participação no referendo sobre a auto-determinação da Catalunha a 1 de Outubro de 2017, teve como consequência a realização de grandes mobilizações de contestação por parte das organizações cívicas, políticas e sindicais da Catalunha.

Ler mais...

Trabalhadores conquistam melhores condições de trabalho e de vida

IMG 2799 0895cSECTOR DA LIMPEZA DA CM DE SINES

Após um prolongado processo de luta, os trabalhadores do sector da Limpeza Publica, Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos e Jardins da Câmara de Sines viram finalmente consagradas as suas reivindicações através de um acordo assinado com o STAL no dia 27 de Setembro.

Ler mais...

Trabalhadores da ECALMA/WEMOB respondem com firmeza à intimidação

stal2 d0e9eGREVE DIA 18 DE OUTUBRO

Os trabalhadores da ECALMA/WEMOB, aprovaram a realização de uma greve de 24 horas, no próximo dia 18 de Outubro, apesar de cenário intimidatório.

No dia 30 de Setembro, o STAL promoveu um plenário geral de trabalhadores. No decorrer dos trabalhos um grupo de directores da empresa, elementos que já tinham perturbado a discussão em plenário anterior, tentaram forçar a entrada no plenário, recolheram fotografias e vídeos sem autorização, e no final chamaram as autoridades alegando terem sido alvo de agressões.

Ler mais...

Eleições para os órgãos nacionais e regionais do STAL

Selo Eleicoes d2e67 DIA 4 DE DEZEMBRO DE 2019

A Mesa da Assembleia Geral do STAL convocou para o dia 4 de Dezembro, a "Assembleia Geral para a eleição da Mesa da Assembleia Geral. da Direcção Nacional, Do Conselho Fiscal, e as Assembleias Regionais de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Madeira, Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada para a eleição das Mesas das Assembleias Regionais e Direcções Regionais respectivas."

Na convocatória a Mesa da Assembleia alerta ainda que, "no âmbito do processo eleitoral que se inicia com a presente convocatória, as listas de candidatura aos órgãos nacionais e aos órgãos regionais terão que ser apresentadas até ao dia 22 de Outubro."

Ver convocatória

Por uma ADSE Pública e solidária

FRENTE COMUM REALIZA TRIBUNA PÚBLICA

Dirigentes, delegados e activistas sindicais de todo o País estiveram presentes, no dia 18, em Lisboa, na Tribuna Pública «ADSE Pública e Solidária», promovida pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública.

Ver fotos

Condolências pelo falecimento do camarada Arnaud Mellaerts

ArnaudMellaerts2 b5053Foi com grande dor e tristeza que tomámos conhecimento da morte do nosso camarada e amigo Arnaud Mellaerts.

Com ele estivemos juntos na luta em defesa dos trabalhadores, de serviços públicos de qualidade para todos, de uma Europa social e em muitas outras lutas acreditando que um mundo melhor é possível. 

Ler mais...

Avançar na luta por salários valorizados, pela recuperação das carreiras e melhores serviços públicos.

190812 CartazAniversarioSTAL FINAL min e8ffa STAL COMEMORA O 44.º ANIVERSÁRIO DA SUA FUNDAÇÃO

O STAL ao assinalar no próximo dia 24, o 44.º aniversário da sua fundação reafirma a sua determinação de mobilizar e organizar a luta dos trabalhadores pela reposição e conquista de direitos, pelo aumento de salários, pela melhoria dos serviços públicos e reforço do Poder Local Democrático.

O STAL – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins – foi fundado em 24 de Agosto de 1975, data em que se realizou no Porto a sua Assembleia Constituinte.

Cartaz

Ler mais...

Regulamentação do Suplemento de Insalubridade, Penosidade e Risco

IMG 1976 MED 4056d

ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS DE LISBOA E LOURES TOMAM POSIÇÃO

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou recentemente, por unanimidade, uma recomendação do Partido Ecologista "Os Verdes", que urge a Câmara Municipal de Lisboa a reclamar junto do Governo a "urgente e efectiva regulamentação, actualização e alargamento da atribuição do suplemento remuneratório por trabalho executado em condições de risco, penosidade e insalubridade, que está há muito prevista, mas que até à data nunca foi concretizada.".

No mesmo sentido, a Assembleia Municipal de Loures aprovou anteriormente uma moção da CDU, pela aplicação deste suplemento, da mais elementar justiça.

Ler mais...

Acção do STAL contra o Estado remetida para o Supremo Tribunal Administrativo

ACTUALIZAÇÃO DA TABELA REMUNERATÓRIA ÚNICA

O STAL interpôs uma acção judicial, dia 4 de Junho, contra o Estado Português no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa (TACL) por incumprimento da Lei de Trabalho em Funções Públicas, pelo facto de o governo não ter procedido à obrigatória actualização da Tabela Salarial.

Ler mais...