Faleceu Francisco Canais Rocha

p1 FranciscoRochaFoi com profunda consternação que o STAL recebeu a notícia da morte de Francisco Canais Rocha, primeiro Coordenador da Intersindical, após o 25 de Abril. Destacado militante antifascista, sindicalista, historiador, democrata, Canais Rocha nasceu em 1930 em Torres Novas, tendo ali exercido as profissões de marceneiro e carpinteiro de moldes.

Em 1961, em clandestinidade, fez parte da delegação dos trabalhadores portugueses ao V Congresso da FSM – Federação Sindical Mundial, realizado em Moscovo. Foi o primeiro Coordenador da Intersindical após o 25 de Abril, posteriormente designada CGTP-Intersindical Nacional, eleito no Plenário de Sindicatos em 27 de Abril de 1974. Em Maio desse ano, participou, designado pelos trabalhadores portugueses, na 59ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT.

Licenciado em História e Mestre em História Contemporânea, publicou várias obras dedicadas à história do movimento operário e sindical em Portugal, incluindo múltiplas participações em trabalhos colectivos.

Neste momento de luta em defesa dos direitos de quem trabalha, o STAL destaca a perda irreparável de Canais Rocha e presta-lhe profunda homenagem, enviando à sua família as mais sentidas condolências.

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados