1980

No âmbito da Frente Comum de Sindicatos, destacou-se a luta pela PRC/80, que foi considerada um verdadeiro caderno reivindicativo, constituindo um passo importante no levantamento das múltiplas carências existentes na Administração Pública, tais como a alteração do Estatuto Disciplinar, os direitos dos trabalhadores eventuais, os vínculos, os subsídios de Natal e de férias, o recrutamento e selecção, o regime de férias, faltas e licenças, o direito das associações sindicais à participação e negociação, o direito à greve, a regulamentação da classificação de serviço, da duração do trabalho, etc..

Os trabalhadores da Administração Pública promoveram uma jornada de luta e mobilização no dia 20 de Março em defesa da PRC/80.

Em 1 de Abril, realizou-se uma reunião plenária das 32 organizações sindicais subscritoras da PRC/80, que deliberam a realização de um dia de greve a 17 de Abril. Esta greve teve uma participação global na ordem dos 80 por cento.

Nova greve é convocada e levada a cabo nos dias 27 e 28 de Maio.

Em 30 de Maio o Conselho de Ministros aprova as tabelas de vencimento da Administração Pública para 1980, violando, pela primeira vez desde 1974, o princípio da anualidade das revisões salariais, aprovando aumentos de 11 por cento de Abril a Junho e de 18 por cento de Julho a Dezembro e ficando os trabalhadores a receber, de Janeiro a Março, o mesmo vencimento do ano anterior.

Em Junho, a Direcção Nacional edita um número especial do Boletim do STAL, tecendo severas críticas à estratégia seguida pelos outros sindicatos que integram a Frente Comum.

Na origem do desentendimento esteve, entre outros, o facto de o STAL ver as suas propostas sistematicamente derrotadas na Frente Comum, embora mais tarde a sua justeza viesse a ser reconhecida. Alvo das críticas foi ainda a aprovação em plenário da Frente Comum (no qual estavam ausentes representantes do STAL), da famosa proposta que concedia 11 por cento de aumentos de Janeiro a Junho e 19 por cento de Julho a Agosto.

É convocado o Primeiro Conselho Nacional Plenário para os dias 29 e 30 de Novembro que se realizou em Coimbra.

São publicados no Boletim do Trabalho e Emprego, em 19 de Maio, os novos Estatutos do STAL.

1980 é ainda o ano da instalação em sede própria das delegações regionais de Leiria e Vila Real.

 

  • 1