Acordo trava privatização da água

IntermunicipalLouresOdivelas STAL SAÚDA CRIAÇÃO DE INTERMUNICIPAL EM LOURES E ODIVELAS

A Direcção Nacional do STAL enviou hoje, dia 7, uma saudação aos órgãos municipais de Odivelas e Loures, às comissões sindicais e ao núcleo «Água Pública» de Odivelas, congratulando-se com a decisão dos dois municípios, anunciada esta manhã, de constituírem um serviço conjunto de água, saneamento e resíduos.

A decisão põe fim ao processo de privatização da água de Odivelas e abre uma nova fase no relacionamento e de cooperação entre as duas autarquias, condição indispensável para a construção de um serviço público municipal democrático e de qualidade.

Na sua missiva o STAL salienta que este passo «prestigia o Poder Local e honra o 25 de Abril, cujos 40 anos celebramos este ano, mantendo sob controlo e gestão democrática serviços públicos essenciais à comunidade e à qualidade de vida das populações».

O STAL realça igualmente «a luta empenhada e corajosa dos trabalhadores, das populações, dos movimentos de utentes e organizações sociais de defesa da água pública e o seu contributo decisivo para o desfecho agora anunciado».

«Esta é uma enorme vitória dos trabalhadores e das populações», sublinha a saudação, considerando que «a manutenção destes serviços na esfera pública é a única forma de garantir e salvaguardar plenamente o interesse público».

Ver saudação na íntegra