1985

Em 16 de Maio, o STAL realiza uma grande manifestação contra o pacote Almeida Santos, da Praça dos Restauradores à Praça do Comércio, em Lisboa, no decorrer da qual foram detidos, identificados e mandados a julgamento todos os membros da Comissão Executiva da Direcção Nacional.

Dando razão à luta desenvolvida pelo STAL em 1984, a Assembleia da República produz alterações em 14 dos 17 artigos do Decreto-Lei n.º 116/84, o qual fazia parte do pacote anti-autárquico de Almeida Santos.

Embora ficando aquém do que seria necessário, dado que a maioria parlamentar constituída pelo PS e PSD não abdicou da filosofia centralista do decreto, as alterações consubstanciadas na Lei 44/85, tornaram o diploma menos gravoso para os trabalhadores e para o poder local, donde se conclui que mais uma vez valeu a pena lutar.

No âmbito da Frente Comum de Sindicatos continuou a luta, permanente, pela melhoria das condições de vida dos trabalhadores. Realizaram-se concentrações, vigílias e manifestações por vários pontos do país. Em 4 de Junho, o STAL realiza uma greve nacional contra a legislação aplicada às autarquias locais sem a indispensável negociação com os representantes dos trabalhadores.

De 10 a 12 de Setembro, o STAL participa no 1º Simpósio Internacional sobre os problemas da mulher trabalhadora das Autarquias Locais, realizado em França e organizado pela Federação CGT dos Serviços Públicos de França e pela União Internacional dos Sindicatos da Administração Pública.

Em 23 de Julho é publicado o Decreto-Lei n.º 288/85, cujo teor é uma verdadeira ameaça de despedimento para centenas de trabalhadores das Assembleias Distritais. O STAL exige ao Governo a imediata suspensão deste decreto.

Com a participação do STAL, realizase em Inglaterra, de 19 a 21 de Junho, a Conferência Permanente do Conselho da Europa.

Como consequência directa das lutas dos trabalhadores portugueses, assistese à ruptura da coligação governamental (PS/PSD), a Assembleia da República é dissolvida no dia 12 de Julho e eleições legislativas são marcadas para 6 de Outubro.

Numa cerimónia simples mas de grande significado, o STAL comemora na sua Sede Nacional, com uma sessão solene, o seu 10º aniversário.

Nas eleições legislativas realizadas em Outubro, o PSD obtém a maioria absoluta e forma Governo com Cavaco Silva como Primeiro Ministro.

Realizaram-se mais dois Conselhos Nacionais Plenários. Em Tróia, na região de Setúbal, nos dias 30 e 31 de Março. Em Braga, nos dias 23 e 24 de Novembro.

  • 1