DIMulher2024 76b09No próximo dia 8, comemora-se o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, e o STAL assinala a data com a habitual distribuição de um postal alusivo à efeméride – que este ano conta com uma fotografia cedida gentilmente por Eduardo Gageiro e o poema «Mulher», de José Carlos Ary dos Santos –, e com acções de contactos com trabalhadoras do universo dos serviços da Administração Local e Regional, empresas municipais ou concessionárias.

Além destas iniciativas, o STAL associa-se à «Semana da Igualdade» promovida pela CGTP-IN, entre os dias 18 e 22 de Março (sob o lema «Liberdade. Igualdade. Portugal com Justiça Social»), e apela à participação de todos os trabalhadores nas celebrações promovidas pelo MDM por todo o País, nomeadamente na Manifestação Nacional de Mulheres, em Lisboa, no dia 23 de Março.

Este ano, a celebração desta data histórica ganha um significado particular, já que se comemora o 50.º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, que afirmou a igualdade como um direito essencial da dignidade humana na longa luta contra a discriminação e a opressão.

Mas a igualdade na lei está longe de ser efectivada no trabalho e na vida, o que justifica e exige a continuação da acção e da luta para a sua consolidação.

Hoje e sempre, é preciso reafirmar que as mulheres – sobretudo as mais jovens – são particularmente afectadas pela precariedade, pelo desemprego, pela discriminação salarial, por horários de trabalho longos e desregulamentados, por doenças profissionais e pelo assédio, sendo ainda penalizadas pela maternidade.

A POLÍTICA TEM DE MUDAR, PARA A IGUALDADE AVANÇAR!

Pin It