1977

Em reunião do Conselho de Secretariados, realizada em Aveiro, no mês de Janeiro, foi deliberado marcar as eleições para os Corpos Gerentes do STAL para o dia 20 de Abril, tendo estes sido empossados no dia 21 de Maio, em Santarém.

O Conselho de Secretariados, reunido extraordinariamente a 9 e 10 de Julho, delibera a aquisição de instalações para a Sede da Direcção Nacional do STAL, sendo adquirida parte de um edifício junto à Praça de Touros de Santarém.

Em 24 de Outubro realiza-se a primeira reunião entre as direcções dos Sindicatos da Administração Pública (Administração Central, Regional e Local), na qual participaram 25 Sindicatos, representativos de 95 por cento dos trabalhadores do sector e que teve por objectivo prioritário a luta comum pela Lei de Bases e pelo montante salarial a inscrever no Orçamento Geral do Estado para 1978.

Na sequência desta reunião, é constituída a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, que integra a maioria esmagadora dos Sindicatos e duas Federações (Federação Nacional dos Sindicatos da Administração Pública e Federação Nacional dos Professores), dos trabalhadores da Administração Central, Regional e Local.

Entre os objectivos da Frente destacamse a articulação dos problemas específicos da cada sector e a representação dos trabalhadores da Administração Pública nas negociações com o Governo. O Plenário dos Sindicatos é órgão deliberativo da Frente Comum, que conta ainda com um secretariado ao qual cabe escolher os membros para integrarem a Comissão Negociadora Sindical.

Em Novembro, é editado o primeiro número do Boletim Informativo do STAL.

A 22 deste mesmo mês é entregue ao Secretário de Estado da Administração Pública a Proposta Reivindicativa Comum, subscrita por 23 Sindicatos da Administração Pública.

Ainda a 17 de Novembro, é celebrado um protocolo de acordo entre o Governo e o STAL, no sentido de ser promovida a uniformização de critérios para toda a Administração Regional e Local (Boletim n.º 2).

Uma delegação do STAL participou, em Belgrado, na 1ª Conferência Europeia dos Trabalhadores das Autarquias Locais.

  • 1