A orientação neo-liberal do Governo tem agravado as condições de vida dos trabalhadores da Administração Local e apostado na retirada de direitos há muito conquistados pelo sector. Esta caracterização foi aprovada pelo 4.º Congresso do STAL, realizado nos dias 14 e 15 de Abril passado, em Portimão, no qual participaram mais de 460 delegados.

O Congresso manifestou igualmente preocupação pela ofensiva destruidora do carácter público da prestação de serviços essenciais, através da sua concessão a empresas privadas.

A firme oposição do STAL a estes processos conta com o apoio dos trabalhadores que vêem neles não só uma ameaça real aos seus direitos e condições de trabalho e à estabilidade de emprego, como também um factor de degradação das condições sociais e qualidade de vida das populações.

O Congresso elegeu como principais áreas de intervenção o aumento dos salários e pensões, a valorização das carreiras, bem como o cumprimento integral do acordo subscrito entre Governo e sindicatos em 1996. Deste continuam por aplicar medidas eficazes de combate ao emprego precário na Administração Pública, uma verdadeira reestruturação de carreiras que valorize e dignifique aqueles que dão o seu melhor ao serviço do bem-estar das populações, bem como o suplemento de insalubridade, penosidade e risco, cuja prometida regulamentação continua a ser inexplicavelmente adiada.

Pin It
STAL marca protesto nacional de todos os...
Ter., Jan. 28, 2025
2025 | O custo de vida aumenta e o povo não...
Seg., Jan. 27, 2025
X Conferência da Interjovem | STAL reforça...
Sex., Jan. 24, 2025
Trabalhadores do sector dos resíduos exigem...
Qui., Jan. 23, 2025
STAL repudia política fiscal injusta, que...
Qua., Jan. 22, 2025
Tabela Remuneratória Única de 2025 em vigor
Sex., Jan. 17, 2025
SAMORA CORREIA | Encontro Inter-Regional de...
Qui., Jan. 16, 2025
STAL promove ronda de contactos e plenários...
Qua., Jan. 15, 2025
Jovens trabalhadores exigem melhores...
Seg., Jan. 13, 2025
SIADAP justo, é o SIADAP revogado
Qui., Jan. 09, 2025
Greve ao trabalho extraordinário mantém-se...
Qua., Jan. 08, 2025
18 Janeiro | Todos juntos pela Paz
Sex., Jan. 03, 2025
“2 Dedos de Conversa” com jovens...
Qui., Dez. 26, 2024
STAL comemora 50 anos em festa e em luta...
Sex., Dez. 20, 2024
Greve nos dias 26 e 27 mantém-se, porque as...
Sex., Dez. 20, 2024
Trabalhadores do sector dos resíduos...
Ter., Dez. 17, 2024