Fiscais 28fb4 ACTUALIZAÇÃO DAS REMUNERAÇÕES 2023
(APLICAÇÃO DO DL 84-F/2022)

Os trabalhadores da carreira de fiscalização não aceitam a continuada desvalorização profissional a que o governo PS insiste em votá-los, e exigem o reconhecimento da elevada responsabilidade, experiência e conhecimento específico acumulados.

Ver comunicado

Só um Governo completamente fora da realidade pode considerar que uma actualização de 52€ repõe o poder de compra há muito perdido, demitindo-se de corrigir as injustiças e de reconhecer o papel fundamental que estes trabalhadores têm na nossa sociedade.

É urgente corrigir as injustiças criadas pelo DL n.º 114/2019, que estabeleceu o regime da carreira especial de fiscalização, extinguindo as carreiras de Fiscal Municipal, de Fiscal Técnico de Obras, de Fiscal Técnico de Obras Públicas e de todas as carreiras de Fiscal Técnico adjectivadas. Esta Lei não fez mais do que dar continuidade ao caminho da famigerada Lei n.º 12-A/2008, que destruiu o regime de carreiras e o regime retributivo, com efeitos absolutamente devastadores.

CARREIRA DO GRUPO TÉCNICO (FISCAL MUNICIPAL, FISCAL TÉCNICO DE OBRAS E TODAS AS DEMAIS CARREIRAS DE FISCAL TÉCNICO)

A carreira do Grupo Técnico Profissional foi reduzida, na prática, a uma única categoria, pois, a chamada categoria de Coordenador apenas pode ser criada em condições muito restritas, correspondendo mais a um cargo do que a uma categoria.

A estrutura de carreira, então em vigor, integrava 5 categorias, permitindo que a evolução se efectuasse por promoção e progressão. A anterior carreira foi substituída por outra, abusivamente chamada de “carreira”, sujeita às miseráveis regras de transição, previstas na citada Lei n.º 12-A/2008, sem valorização remuneratória e às normas de progressão que o STAL tem combatido.

CARREIRAS DO GRUPO AUXILIAR (FISCAL DE OBRAS, OBRAS PÚBLICAS, LEITURAS E COBRANÇAS, SERVIÇOS DE ÁGUA E SANEAMENTO, SERVIÇOS DE HIGIENE E LIMPEZA)

Quanto às carreiras do chamado Grupo Auxiliar, o Governo tratou estes trabalhadores como objectos descartáveis, dando-lhes a escolher entre manterem-se nas actuais carreiras subsistentes, isto é, numa espécie de “estado de coma”, ou poderem optar pela carreira de Assistente Operacional.

Em nenhuma das situações está prevista qualquer valorização! O governo PS persiste em manter um processo de transição para níveis da Tabela Remuneratória Única (TRU), correspondentes ao valor exacto dos seus salários, ou, caso o valor do salário não corresponda a nenhum dos níveis existente, para posições intermédias.

À imagem e semelhança do execrável regime imposto pela referida Lei 12-A/2008, o governo actual nada mais faz do que, passada cerca de uma dezena e meia de anos, repristinar o inqualificável regime imposto por aquela Lei! Afinal, a pretensa recuperação de direitos anunciada pelo actual governo PS não passa de mera ilusão!

Na actual vergonhosa situação, os trabalhadores estão, e continuam até próxima progressão, em posições intermédias da Tabela Salarial. Para muitos trabalhadores Fiscais, a presente valorização remuneratória significa a transição de um nível intermédio para novo nível intermédio da TRU, situação que só normalizará quando ocorrer a próxima progressão, o que gera injustiças relativas entre trabalhadores. Já relativamente aos trabalhadores Fiscais do Grupo Auxiliar é inadmissível que não lhes seja reconhecida a antiguidade ou permitido evoluir para posições complementares, ao contrário do que sucede com os trabalhadores da carreira geral de Assistente Operacional, pelo que o STAL continuará a lutar para que seja reposta a justiça. 

FISCALIZAÇÃO 899cd

LUTAR POR UMA VERDADEIRA REVISÃO DA CARREIRA, QUE GARANTA A DIGNIDADE E A JUSTIÇA, EM VEZ DA SUA DESTRUIÇÃO!
  • Impõe-se a recuperação da carreira de fiscalização municipal:
  • Com estrutura de carreira que integre diversas categorias, permitindo que a evolução profissional se processe quer por progressão, quer por promoção;
  • Com a atribuição de níveis remuneratórios que valorizem os salários dos trabalhadores, tendo em conta as responsabilidades técnico-funcionais subjacentes ao exercício da profissão;
  • Com uma transição para a TRU que garanta aos trabalhadores a integração num nível efectivo dessa TRU, que consubstancie a referida valorização, e nunca para posições intermédias, de inadmissível natureza virtual;
  • Que integre todos os trabalhadores das actuais carreiras (subsistentes) do Grupo Auxiliar, através de um processo de transição que preveja e possibilite a obtenção de todos os requisitos legalmente exigidos, nomeadamente os que se reportam à adequada formação profissional;
  • Manter, transitoriamente, as profissões do Grupo Auxiliar, regulando-se a respectiva integração na TRU, com a consequente atribuição de posições remuneratórias que, efectivamente, valorizem os seus actuais vencimentos;
  • Facilitação do acesso à formação profissional inicial e continuada, compatível com o cabal exercício da profissão
  • Reponderação das condições de exercício das funções de fiscalização, tendo em conta as dificuldades e constrangimentos a que frequentemente estão sujeitas justificando-se a atribuição de um subsídio de risco, bem como a adequada protecção, nomeadamente patrocínio judiciário para a sua defesa em processos em que sejam envolvidos.

A LUTA É O CAMINHO!

Pin It
17 de Maio | Jornada Nacional de Luta dos...
Qui., Abr. 18, 2024
"O programa do novo governo não traz nada...
Qua., Abr. 17, 2024
STAL participou no 10.º Congresso do...
Seg., Abr. 15, 2024
Defender o SNS, cumprir Abril
Sex., Abr. 05, 2024
ACEP | Trabalhadores municipais de Castelo...
Sex., Abr. 05, 2024
RESINORTE | “Ovos da Páscoa” com...
Qua., Abr. 03, 2024
6 DE ABRIL | Acção de solidariedade com a...
Ter., Abr. 02, 2024
Greve dos trabalhadores da recolha de...
Ter., Abr. 02, 2024
ANMP disponível para interceder junto das...
Seg., Abr. 01, 2024
STAL promove acção de denúncia e protesto...
Qua., Mar. 27, 2024
Fazer a Paz com (a)água!
Sex., Mar. 22, 2024
É tempo de agir e de lutar!
Qui., Mar. 14, 2024
Jornada Reivindicativa da Frente Comum por...
Qua., Mar. 13, 2024
A luta continua pela afirmação da igualdade...
Sex., Mar. 08, 2024
Dia Internacional da Mulher trabalhadora -...
Ter., Mar. 05, 2024
STAL no XV Congresso da CGTP-IN
Seg., Mar. 04, 2024