FONTE: Noticias ao Minuto

 MG 0020 medO Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) apresentou hoje uma petição para contestar a privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF), que já conta com sete mil assinaturas.

Em causa está o processo de privatização dos capitais estatais na EGF, uma ''sub-holding'' do grupo Águas de Portugal, que é responsável pela recolha, transporte, tratamento e valorização de resíduos, através de 11 empresas concessionárias.

A privatização da EGF, cujo decreto-lei já foi aprovado, assim como o respetivo caderno de encargos, tem sido contestada por vários municípios e alguns avançaram com ações judiciais para tentar travar o processo. Nesse sentido, a apresentação da petição do STAL esta manhã à porta da Assembleia da República, em Lisboa, foi mais uma manifestação de descontentamento face a este processo, como referiu à agência Lusa o presidente do STAL, Francisco Braz. "Esta privatização é completamente inaceitável. Nós pensamos que ainda é possível travar este processo porque é necessário e indispensável que se ponha fim ao delapidar do património deste país", afirmou.

O sindicalista frisou que a consumação do processo de privatização "acarretará graves prejuízos" para a economia do país e para os municípios, "que verão a sua ação no setor limitado à recolha de resíduos". "O Governo diz que o faz pela crise, mas entrega a privados setores que vão prolongar a crise e que vão rapinar o país. No caso da EGF trata-se de uma empresa que dá lucro e que foi objeto de grande investimento público.

Quando dizemos que o país tem dívidas, uma parte foi em investimento público em empresas destas, argumentou. Além da petição, que já conta com cerca de sete mil assinaturas, o STAL vai enviar ao ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, um ofício, no qual o sindicato sustenta a oposição à privatização da EGF.

Ainda durante o dia de hoje o STAL irá reunir-se com os grupos parlamentares do Partido Comunista, Bloco de Esquerda e Os Verdes, para discutir também este processo.

Pin It
Trabalhadores do sector dos resíduos exigem...
Qui., Jan. 23, 2025
STAL repudia política fiscal injusta, que...
Qua., Jan. 22, 2025
Tabela Remuneratória Única de 2025 em vigor
Sex., Jan. 17, 2025
SAMORA CORREIA | Encontro Inter-Regional de...
Qui., Jan. 16, 2025
STAL promove ronda de contactos e plenários...
Qua., Jan. 15, 2025
Jovens trabalhadores exigem melhores...
Seg., Jan. 13, 2025
SIADAP justo, é o SIADAP revogado
Qui., Jan. 09, 2025
Greve ao trabalho extraordinário mantém-se...
Qua., Jan. 08, 2025
18 Janeiro | Todos juntos pela Paz
Sex., Jan. 03, 2025
“2 Dedos de Conversa” com jovens...
Qui., Dez. 26, 2024
STAL comemora 50 anos em festa e em luta...
Sex., Dez. 20, 2024
Greve nos dias 26 e 27 mantém-se, porque as...
Sex., Dez. 20, 2024
Trabalhadores do sector dos resíduos...
Ter., Dez. 17, 2024
STAL reforça a luta por uma vida digna para...
Sex., Dez. 06, 2024
Trabalhadores da CM Almada, SMAS e WEMOB...
Qui., Dez. 05, 2024
Trabalhadores da Resinorte aprovam nova...
Seg., Dez. 02, 2024