bombeiros.jpegALTERAÇÕES AO IRS

A Lei n.º 53/2013, de 26 de Julho, passou a determinar que certas compensações relativas à actividade voluntária de bombeiros estão isentas de IRS.

Em concreto, as alterações ao n.º 7 do artigo 12.º do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares clarificam o seguinte:

«O IRS não incide sobre as compensações e subsídios, referentes à actividade voluntária, postos à disposição dos bombeiros pela Autoridade Nacional de Protecção Civil e pagos pelas respectivas entidades detentoras de corpos de bombeiros, no âmbito do dispositivo especial de combate a incêndios florestais e nos termos do respectivo enquadramento legal.»

Constituindo um benefício para os bombeiros voluntários, deve-se sublinhar que este benefício fiscal apenas se aplica às compensações atribuídas em actividades efectuadas no âmbito do dispositivo especial de combate a incêndios florestais, sendo que todo o demais trabalho que seja realizado por estes bombeiros está sujeito a IRS.

powered by social2s
Sectores estratégicos falham resposta a...
Qui., Fev. 26, 2026
AdP | Actualização salarial para 2026...
Sex., Fev. 20, 2026
STAL denuncia “farsa negocial” do governo e...
Qui., Fev. 12, 2026
28 Fevereiro | Manif. Nacional - Abaixo o...
Seg., Fev. 09, 2026
ADSE - Representantes dos trabalhadores...
Sex., Fev. 06, 2026
É urgente apoiar os trabalhadores que não...
Sex., Fev. 06, 2026
STAL solidário com populações, famílias e...
Sex., Jan. 30, 2026
Presidenciais | O voto dos trabalhadores...
Ter., Jan. 27, 2026
TRU/Tabela salarial 2026 – Actualização...
Qua., Jan. 21, 2026
Que 2026 seja de conquistas de direitos e...
Ter., Jan. 20, 2026
Abaixo-assinado contra o "pacote laboral"...
Qua., Jan. 14, 2026
STAL reafirma a continuação da luta por...
Sex., Jan. 09, 2026
CGTP-IN condena os ataques perpetrados...
Seg., Jan. 05, 2026
Com o STAL, continuamos a resistir, a lutar...
Ter., Dez. 23, 2025
Bombeiros das AHBV exigem criação da...
Sex., Dez. 19, 2025
Bombeiros das AHBV exigem criação e...
Ter., Dez. 16, 2025