bombeiros.jpegALTERAÇÕES AO IRS

A Lei n.º 53/2013, de 26 de Julho, passou a determinar que certas compensações relativas à actividade voluntária de bombeiros estão isentas de IRS.

Em concreto, as alterações ao n.º 7 do artigo 12.º do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares clarificam o seguinte:

«O IRS não incide sobre as compensações e subsídios, referentes à actividade voluntária, postos à disposição dos bombeiros pela Autoridade Nacional de Protecção Civil e pagos pelas respectivas entidades detentoras de corpos de bombeiros, no âmbito do dispositivo especial de combate a incêndios florestais e nos termos do respectivo enquadramento legal.»

Constituindo um benefício para os bombeiros voluntários, deve-se sublinhar que este benefício fiscal apenas se aplica às compensações atribuídas em actividades efectuadas no âmbito do dispositivo especial de combate a incêndios florestais, sendo que todo o demais trabalho que seja realizado por estes bombeiros está sujeito a IRS.

Pela Paz, todos não somos demais!
Seg., Jun. 02, 2025
27 Junho | Protesto Nacional dos...
Sex., maio 30, 2025
STAL repudia atitude de desprezo pelos...
Sex., maio 30, 2025
Trabalhadores dos SMTUC em greve entre 26 e...
Qua., maio 21, 2025
Sobre os resultados das eleições...
Ter., maio 20, 2025
Sobre o direito à manutenção da inscrição...
Seg., maio 12, 2025
Pelo fim do bloqueio a Cuba
Ter., maio 06, 2025
Investir na “máquina da Paz”
Seg., maio 05, 2025
A I greve na Administração Local
Seg., maio 05, 2025
18 de Maio | É preciso levar a luta às urnas
Seg., maio 05, 2025
Loures Parque | Luta dos trabalhadores...
Ter., Abr. 29, 2025
Abril com a força de Maio é garantia de...
Ter., Abr. 29, 2025
STAL reafirma exigência do investimento na...
Ter., Abr. 29, 2025
STAL apresenta o seu 1.º “Caderno...
Qui., Abr. 24, 2025
Cascais Ambiente | Greve arranca com adesão...
Seg., Abr. 21, 2025
IV Plenário Nacional dos trabalhadores da...
Sáb., Abr. 19, 2025