bombeiros.jpegALTERAÇÕES AO IRS

A Lei n.º 53/2013, de 26 de Julho, passou a determinar que certas compensações relativas à actividade voluntária de bombeiros estão isentas de IRS.

Em concreto, as alterações ao n.º 7 do artigo 12.º do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares clarificam o seguinte:

«O IRS não incide sobre as compensações e subsídios, referentes à actividade voluntária, postos à disposição dos bombeiros pela Autoridade Nacional de Protecção Civil e pagos pelas respectivas entidades detentoras de corpos de bombeiros, no âmbito do dispositivo especial de combate a incêndios florestais e nos termos do respectivo enquadramento legal.»

Constituindo um benefício para os bombeiros voluntários, deve-se sublinhar que este benefício fiscal apenas se aplica às compensações atribuídas em actividades efectuadas no âmbito do dispositivo especial de combate a incêndios florestais, sendo que todo o demais trabalho que seja realizado por estes bombeiros está sujeito a IRS.

powered by social2s
Luta na Cascais Ambiente põe termo ao...
Qua., Mar. 18, 2026
CGTP-IN reafirma propostas e soluções e...
Seg., Mar. 16, 2026
16 Março - 15h | CGTP-IN desloca-se ao...
Sex., Mar. 13, 2026
Frente Comum exige negociação intercalar “a...
Sex., Mar. 13, 2026
Luta pela valorização imediata dos salários...
Ter., Mar. 10, 2026
O “pacote” é p’ra cair!
Ter., Mar. 10, 2026
14 Março | Manifestação pela Paz em Lisboa...
Seg., Mar. 09, 2026
STAL apela à participação nas iniciativas...
Ter., Mar. 03, 2026
Trabalhadoras da Check-up Casa exigem...
Seg., Mar. 02, 2026
28 Fev | Milhares de trabalhadores voltam a...
Sáb., Fev. 28, 2026
Sectores estratégicos falham resposta a...
Qui., Fev. 26, 2026
AdP | Actualização salarial para 2026...
Sex., Fev. 20, 2026
STAL denuncia “farsa negocial” do governo e...
Qui., Fev. 12, 2026
28 Fevereiro | Manif. Nacional - Abaixo o...
Seg., Fev. 09, 2026
ADSE - Representantes dos trabalhadores...
Sex., Fev. 06, 2026
É urgente apoiar os trabalhadores que não...
Sex., Fev. 06, 2026