SEMANA EUROPEIA DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
Por ocasião da Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho, que decorre este ano entre os dias 19 e 23 de Outubro, o STAL apela a trabalhadores e empregadores para que reflictam sobre as condições em que o trabalho é prestado nos diversos planos da Administração Local.
Em nota hoje divulgada, o Sindicato entende que se trata de uma reflexão necessária, pois a garantia da segurança e saúde de todos e de cada um, não se resume a medidas avulsas, antes «exige a nossa intervenção no terreno, desde logo através dos representantes eleitos pelos trabalhadores».
«Esta é uma intervenção que se quer integrada, sempre em estreita ligação, quer com os delegados sindicais e dirigentes do STAL em cada local de trabalho, envolvendo os trabalhadores que representam e aos quais têm que dar voz».
O STAL sublinha que a Segurança e Saúde no Trabalho (SST) deve ser encarada como «parte integrante dos planos estratégicos anuais de cada entidade empregadora» e «não pode continuar a ser “o parente pobre”», nem vista como «um custo», que, face às dificuldades impostas pela política de direita, se torna «um alvo privilegiado de cortes financeiros».
Notando que não se trata de uma questão circunscrita a determinadas datas, o STAL lembra que a Segurança e Saúde no Trabalho é, acima de tudo, «um direito inalienável dos trabalhadores» e «um direito constitucionalmente consagrado» que tem de ser defendido.
«Se garantir que o trabalho é prestado em condições dignas e promotoras da saúde é responsabilidade das entidades empregadoras, lutar para que isso se verifique e se cumpra, é uma tarefa de todos os trabalhadores em cada local de trabalho».
Uma acção persistente
Consciente da dureza desta luta, o STAL prosseguirá a sua acção, como tem feito ao longo destes 40 anos de existência, realçando que fruto deste trabalho conta hoje com mais de 550 representantes dos trabalhadores, entre efectivos e suplentes, eleitos nesta área de intervenção.
O STAL saúda de forma particular estes homens e mulheres, que tomaram nas suas mãos esta exaltante tarefa de lutar pela melhoria das condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Administração Local.
Porque a melhor defesa dos direitos está na capacidade de os exercer, o STAL prosseguirá o caminho da luta pela prestação digna de um serviço público de qualidade, pela valorização dos trabalhadores, pela melhoria das condições de trabalho que respeitem a segurança e saúde dos trabalhadores da Administração Local.