170728 CartazAniversario 288px b0d5c STAL ASSINALA 42 ANOS DE CONQUISTAS, LUTA E RESISTÊNCIA

Na data em que se assinala o 42.º aniversário da fundação do STAL, a Direcção Nacional apela aos trabalhadores do universo de serviços das autarquias a prosseguirem a luta pela recuperação de direitos e rendimentos, pela melhoria dos serviços públicos e reforço do Poder Local Democrático, indispensáveis ao desenvolvimento e progresso social do País.

O STAL – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins – foi fundado em 24 de Agosto de 1975, data em que se realizou no Porto a sua Assembleia Constituinte.

O embrião do primeiro Sindicato a constituir-se na Administração Pública começou a formar-se logo após a Revolução de Abril, com a criação da «Organização Pró-Sindical da Administração Pública e Local», em Maio de 1974.

Esta estrutura, que veio a dar corpo ao STAL, apresentou, em Abril do ano seguinte, o primeiro caderno reivindicativo, reclamando direitos elementares então inexistentes como a previdência e assistência social, o direito a férias e ao respectivo subsídio, a semana de trabalho de cinco dias com um máximo de 40 horas e o direito ao subsídio de Natal.

As transformações revolucionárias criaram condições favoráveis para o alcance de importantes conquistas. No entanto, nada se conseguiu sem a luta firme e determinada dos trabalhadores.

A própria legalização do STAL só foi obtida após uma greve que durou 13 dias (de 3 a 16 de Junho de 1976).

Os trabalhadores exigiam a publicação do Estatutos do STAL e a revogação da lei herdada do fascismo que proibia os sindicatos na função pública.

Um mês depois da histórica «greve do lixo», a 20 de Julho de 1976, os Estatutos do STAL foram finalmente publicados.

Dar passos decididos para a mudança de políticas

Revelando uma extraordinária capacidade de luta e resistência ao longo das últimas quatro décadas, os trabalhadores da Administração Local deram um contributo decisivo para a derrota da direita e a alteração da relação de forças na Assembleia da República, que permitiu a constituição do actual governo minoritário do PS, com o apoio dos partidos da esquerda parlamentar.

No novo quadro político, resultante das eleições de Outubro de 2015, deram-se passos importantes para a reposição de direitos e rendimentos, roubados durante a intervenção da troika e a vigência do governo PSD/CDS-PP.

Todavia a profunda degradação das condições de vida e de trabalho na Administração Local está longe de ser resolvida.

Os salários não são actualizados desde 2009, as carreiras e progressões estão congeladas desde 2005, a precariedade atinge mais de um quarto dos trabalhadores do sector.

O STAL está consciente de que não se pode resolver de um dia para o outro problemas acumulados ao longo de anos e agravados com particular intensidade durante a anterior legislatura (PSD/CDS-PP).

No entanto, o actual governo não pode continuar a adiar a resolução de questões urgentes como o aumento dos salários, o descongelamento das posições remuneratórias, a regulamentação de suplementos ou o combate efectivo à precariedade.

O prosseguimento da reposição de rendimentos e a consolidação dos direitos é uma reivindicação central do STAL que tem obrigatoriamente de ser reflectida no Orçamento do Estado para 2018 de modo a corresponder às expectativas criadas.

Com os trabalhadores e populações, continuaremos a luta pelo controlo público de serviços essenciais (como a água, saneamento e resíduos), por uma verdadeira descentralização administrativa e pelo reforço do Poder Local Democrático.

Com confiança e determinação, os trabalhadores da Administração Local e o seu Sindicato bater-se-ão para que o governo cumpra as expectativas que criou e responda às aspirações dos trabalhadores, criando condições para o desenvolvimento e progresso social do País.

powered by social2s
Todos por cuba
ACÇÕES EM TODO O PAÍS NO MÊS...
quinta-feira, abril 09, 2026
Cumprir a Constituição é honrar Abril!
NESTE DIA 2, HÁ 50 ANOS, FOI...
quinta-feira, abril 02, 2026
Manifestação nacional | 17 Abril | 14h30 | Lisboa
ABAIXO O “PACOTE LABORAL”!...
terça-feira, março 31, 2026
Perante o retrocesso, o caminho é a luta!
MANIFESTAÇÃO NACIONAL DOS...
sábado, março 28, 2026
STAL discute situação no sector empresarial local e nas empresas do grupo Águas de Portugal
LUTA EM DEFESA DE DIREITOS,...
sexta-feira, março 27, 2026
Greve de três dias na WEMOB
POR AUMENTOS SALARIAIS,...
sexta-feira, março 27, 2026
Coimbra recebe V Conferência Sindical do STAL em 25 de Setembro
MAIS MILITÂNCIA SINDICAL E...
terça-feira, março 24, 2026
STAL avança com aviso de greve para Manifestação Nacional da CGTP-IN
PROTESTO CONTRA “PACOTE...
quinta-feira, março 19, 2026
Luta na Cascais Ambiente põe termo ao trabalho obrigatório aos domingos
INTERVENÇÃO DO STAL LEVA À...
quarta-feira, março 18, 2026
CGTP-IN reafirma propostas e soluções e exige participar das negociações promovidas pelo Governo
“SERÃO OS TRABALHADORES,...
segunda-feira, março 16, 2026
16 Março - 15h | CGTP-IN desloca-se ao Ministério do Trabalho
Uma delegação da CGTP-IN, na...
sexta-feira, março 13, 2026
Frente Comum exige negociação intercalar “a sério” e aumento imediato dos salários
CONCENTRAÇÃO NA PÇ. FIGUEIRA...
sexta-feira, março 13, 2026
Luta pela valorização imediata dos salários e pela negociação séria da “PRC 2026”
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM...
terça-feira, março 10, 2026
O “pacote” é p’ra cair!
MANIFESTAÇÃO NACIONAL DOS...
terça-feira, março 10, 2026
14 Março | Manifestação pela Paz em Lisboa e no Porto
FIM ÀS AMEAÇAS E AGRESSÕES...
segunda-feira, março 09, 2026
STAL apela à participação nas iniciativas do Dia da Mulher Trabalhadora
ACÇÕES DIVERSIFICADAS E...
terça-feira, março 03, 2026
Trabalhadoras da Check-up Casa exigem respeito pelos seus direitos e o pagamento imediato dos salários em atraso!
PROTESTO JUNTO À CM CASTELO...
segunda-feira, março 02, 2026
28 Fev | Milhares de trabalhadores voltam a rejeitar o “pacote laboral” e exigem a sua retirada
GRANDE MANIFESTAÇÃO EM...
sábado, fevereiro 28, 2026
Sectores estratégicos falham resposta a fenómenos climáticos extremos
DÉCADAS DE DESINVESTIMENTO E...
quinta-feira, fevereiro 26, 2026
AdP | Actualização salarial para 2026 acordada em 75€, com um mínimo de 2,5%
Apesar de ficar aquém do...
sexta-feira, fevereiro 20, 2026
STAL denuncia “farsa negocial” do governo e exige respostas efectivas aos problemas dos trabalhadores
LUTA CONTRA O “PACOTE...
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
28 Fevereiro | Manif. Nacional - Abaixo o pacote laboral​
É POSSÍVEL UMA VIDA MELHOR –...
segunda-feira, fevereiro 09, 2026
ADSE - Representantes dos trabalhadores garantem melhores condições
PÚBLICA, SOLIDÁRIA E AO...
sexta-feira, fevereiro 06, 2026
É urgente apoiar os trabalhadores que não podem comparecer ao serviço
CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS...
sexta-feira, fevereiro 06, 2026
STAL solidário com populações, famílias e autarquias afectadas
APELA À MOBILIZAÇÃO DOS...
sexta-feira, janeiro 30, 2026
Presidenciais | O voto dos trabalhadores conta na luta pelos direitos consagrados
EM DEFESA DA CONSTITUIÇÃO,...
terça-feira, janeiro 27, 2026
TRU/Tabela salarial 2026 – Actualização muito aquém do necessário
ACORDO PLURIANUAL DE...
quarta-feira, janeiro 21, 2026
Que 2026 seja de conquistas de direitos e valorização profissional… ao nível do “melhor do mundo”!
TRABALHADORES DA ÁGUAS DE...
terça-feira, janeiro 20, 2026
Abaixo-assinado contra o "pacote laboral" reúne mais de 190 mil assinaturas
Activistas, delegados e...
quarta-feira, janeiro 14, 2026
STAL reafirma a continuação da luta por mais direitos, valorização profissional e salarial, e melhores condições de trabalho!
V CONFERÊNCIA SINDICAL DO...
sexta-feira, janeiro 09, 2026