Sapadores LutaObrigaGovernoPEQUENO, MAS IMPORTANTE PASSO NA VALORIZAÇÃO SALARIAL E PROFISSIONAL DOS BOMBEIROS SAPADORES

Fruto da unidade e determinação dos trabalhadores e de alguns dos seus sindicatos (como o STAL, STML e FNSTFPS), o Governo aproximou-se das propostas do Caderno Reivindicativo apresentado. Ainda assim, este avanço fica aquém das exigências e legítimas expectativas dos Bombeiros Sapadores, não corrigindo as injustiças. Mas, A LUTA CONTINUA!

O STAL é o maior sindicato no sector da Administração Local e Regional, e Empresas Municipais e Concessionárias, e há 50 anos que representa e defende, com firmeza, todos os trabalhadores, entre os quais os Bombeiros Sapadores, em cuja luta há muito que sempre esteve e está na linha da frente.

A defesa dos interesses e dos direitos destes profissionais não é de agora, mas desde sempre! Bem patente no seu percurso de meio século de resistência, lutas e conquistas.

Neste processo negocial, o “pé na porta” conseguido resulta também do grande esforço e dos contributos do STAL, que reafirma o seu intransigente empenho na valorização salarial e reconhecimento profissional dos Bombeiros Sapadores, nomeadamente a exigência de a carreira começar no nível 14 da TRU, comprometendo-se na luta para que se criem condições para a sua aplicação, bem como pelo “Estatuto Profissional dos Bombeiros Sapadores das Autarquias Locais”, que dignifique e valorize esta profissão.

Em 2023, o governo PSD/CDS herdou do seu antecessor um excedente orçamental de 1,2% do PIB; já este ano, o saldo deve rondar os 0,4%, embora haja estimativas mais optimistas.

O Governo tem condições financeiras para aplicar, desde já, a tabela salarial prevista para 2027 e a totalidade do Suplemento de Bombeiro Sapador. Tenha é vontade política!

EXIGIMOS!
O STAL mantém-se firme na defesa de uma valorização justa, digna e merecida de uma carreira especial da Administração Pública, que não é devidamente actualizada há mais de duas décadas, em resultado das políticas adoptadas pelos sucessivos governos do PSD/CDS e PS, e exige, entre outras matérias:

  • Início da carreira no nível 14 da TRU; Suplemento de Bombeiro Sapador, com valor percentual de 30%; carreira de Bombeiro Sapador com sete categorias; horário de 35 horas de trabalho semanal, conforme a lei;
  • O reconhecimento da profissão como de desgaste rápido, alteração do regime de aposentação, alteração do sistema de avaliação e desempenho SIADAP;
  • A tabela salarial e os respectivos suplementos devem ser aprovados com efeitos retroactivos a 1 de Janeiro de 2025.

VER STAL-INFORMA N.º 7

VER STAL-INFORMA N.º 6

VER STAL-INFORMA N.º 5

VER STAL-INFORMA N.º 4

VER STAL-INFORMA N.º 3

VER STAL-INFORMA N.º 2

VER STAL-INFORMA N.º 1

powered by social2s
Presidenciais | O voto dos trabalhadores...
Ter., Jan. 27, 2026
TRU/Tabela salarial 2026 – Actualização...
Qua., Jan. 21, 2026
Que 2026 seja de conquistas de direitos e...
Ter., Jan. 20, 2026
Abaixo-assinado contra o "pacote laboral"...
Qua., Jan. 14, 2026
STAL reafirma a continuação da luta por...
Sex., Jan. 09, 2026
CGTP-IN condena os ataques perpetrados...
Seg., Jan. 05, 2026
Com o STAL, continuamos a resistir, a lutar...
Ter., Dez. 23, 2025
Bombeiros das AHBV exigem criação da...
Sex., Dez. 19, 2025
Bombeiros das AHBV exigem criação e...
Ter., Dez. 16, 2025
GREVE GERAL | Trabalhadores das autarquias...
Sex., Dez. 12, 2025
Greve Geral | Recolha do lixo paralisada na...
Qui., Dez. 11, 2025
Concentrações e Manifestações no dia 11 de...
Qua., Dez. 10, 2025
Trabalhadores das autarquias e sector...
Ter., Dez. 09, 2025
Trabalhadores da UF Póvoa Sta Iria e Forte...
Sex., Nov. 28, 2025
Frente Comum mostrou “cartão vermelho” ao...
Qui., Nov. 27, 2025
STAL adere à Greve Geral contra o “Pacote...
Sex., Nov. 21, 2025