Sapadores LutaObrigaGovernoPEQUENO, MAS IMPORTANTE PASSO NA VALORIZAÇÃO SALARIAL E PROFISSIONAL DOS BOMBEIROS SAPADORES

Fruto da unidade e determinação dos trabalhadores e de alguns dos seus sindicatos (como o STAL, STML e FNSTFPS), o Governo aproximou-se das propostas do Caderno Reivindicativo apresentado. Ainda assim, este avanço fica aquém das exigências e legítimas expectativas dos Bombeiros Sapadores, não corrigindo as injustiças. Mas, A LUTA CONTINUA!

O STAL é o maior sindicato no sector da Administração Local e Regional, e Empresas Municipais e Concessionárias, e há 50 anos que representa e defende, com firmeza, todos os trabalhadores, entre os quais os Bombeiros Sapadores, em cuja luta há muito que sempre esteve e está na linha da frente.

A defesa dos interesses e dos direitos destes profissionais não é de agora, mas desde sempre! Bem patente no seu percurso de meio século de resistência, lutas e conquistas.

Neste processo negocial, o “pé na porta” conseguido resulta também do grande esforço e dos contributos do STAL, que reafirma o seu intransigente empenho na valorização salarial e reconhecimento profissional dos Bombeiros Sapadores, nomeadamente a exigência de a carreira começar no nível 14 da TRU, comprometendo-se na luta para que se criem condições para a sua aplicação, bem como pelo “Estatuto Profissional dos Bombeiros Sapadores das Autarquias Locais”, que dignifique e valorize esta profissão.

Em 2023, o governo PSD/CDS herdou do seu antecessor um excedente orçamental de 1,2% do PIB; já este ano, o saldo deve rondar os 0,4%, embora haja estimativas mais optimistas.

O Governo tem condições financeiras para aplicar, desde já, a tabela salarial prevista para 2027 e a totalidade do Suplemento de Bombeiro Sapador. Tenha é vontade política!

EXIGIMOS!
O STAL mantém-se firme na defesa de uma valorização justa, digna e merecida de uma carreira especial da Administração Pública, que não é devidamente actualizada há mais de duas décadas, em resultado das políticas adoptadas pelos sucessivos governos do PSD/CDS e PS, e exige, entre outras matérias:

  • Início da carreira no nível 14 da TRU; Suplemento de Bombeiro Sapador, com valor percentual de 30%; carreira de Bombeiro Sapador com sete categorias; horário de 35 horas de trabalho semanal, conforme a lei;
  • O reconhecimento da profissão como de desgaste rápido, alteração do regime de aposentação, alteração do sistema de avaliação e desempenho SIADAP;
  • A tabela salarial e os respectivos suplementos devem ser aprovados com efeitos retroactivos a 1 de Janeiro de 2025.

VER STAL-INFORMA N.º 7

VER STAL-INFORMA N.º 6

VER STAL-INFORMA N.º 5

VER STAL-INFORMA N.º 4

VER STAL-INFORMA N.º 3

VER STAL-INFORMA N.º 2

VER STAL-INFORMA N.º 1

powered by social2s
POLÍCIA MUNICIPAL | Contra-proposta do...
Qua., Jul. 08, 2026
FISCALIZAÇÃO | Contra-proposta do STAL,...
Qua., Jul. 08, 2026
A luta continua por mais direitos, melhores...
Sex., Jul. 03, 2026
STAL inaugura nova sede nacional
Ter., Jun. 30, 2026
Com o nosso forte empurrão, o “pacote...
Seg., Jun. 29, 2026
O dia é de vitória, mas a luta é para...
Sex., Jun. 19, 2026
18 JUNHO | Vamos exigir a derrota do...
Seg., Jun. 15, 2026
Recolha do lixo paralisada ao início desta...
Qua., Jun. 03, 2026
GREVE GERAL 3 JUNHO |...
Sáb., maio 30, 2026
Proposta de lei entregue no Parlamento pelo...
Sáb., maio 30, 2026
Trabalhadores das autarquias e sector...
Seg., maio 18, 2026
STAL ouvido no Parlamento sobre suplemento...
Sex., maio 15, 2026
3 JUN | Greve Geral - Derrotar o pacote...
Seg., maio 11, 2026
Portalegre | Trabalhadores exigem a...
Sex., maio 08, 2026
STAL sorteou jogos da Constituição pelos...
Sex., maio 08, 2026
Mobilizar os trabalhadores dos resíduos e...
Ter., Abr. 28, 2026