Sapadores LutaObrigaGovernoPEQUENO, MAS IMPORTANTE PASSO NA VALORIZAÇÃO SALARIAL E PROFISSIONAL DOS BOMBEIROS SAPADORES

Fruto da unidade e determinação dos trabalhadores e de alguns dos seus sindicatos (como o STAL, STML e FNSTFPS), o Governo aproximou-se das propostas do Caderno Reivindicativo apresentado. Ainda assim, este avanço fica aquém das exigências e legítimas expectativas dos Bombeiros Sapadores, não corrigindo as injustiças. Mas, A LUTA CONTINUA!

O STAL é o maior sindicato no sector da Administração Local e Regional, e Empresas Municipais e Concessionárias, e há 50 anos que representa e defende, com firmeza, todos os trabalhadores, entre os quais os Bombeiros Sapadores, em cuja luta há muito que sempre esteve e está na linha da frente.

A defesa dos interesses e dos direitos destes profissionais não é de agora, mas desde sempre! Bem patente no seu percurso de meio século de resistência, lutas e conquistas.

Neste processo negocial, o “pé na porta” conseguido resulta também do grande esforço e dos contributos do STAL, que reafirma o seu intransigente empenho na valorização salarial e reconhecimento profissional dos Bombeiros Sapadores, nomeadamente a exigência de a carreira começar no nível 14 da TRU, comprometendo-se na luta para que se criem condições para a sua aplicação, bem como pelo “Estatuto Profissional dos Bombeiros Sapadores das Autarquias Locais”, que dignifique e valorize esta profissão.

Em 2023, o governo PSD/CDS herdou do seu antecessor um excedente orçamental de 1,2% do PIB; já este ano, o saldo deve rondar os 0,4%, embora haja estimativas mais optimistas.

O Governo tem condições financeiras para aplicar, desde já, a tabela salarial prevista para 2027 e a totalidade do Suplemento de Bombeiro Sapador. Tenha é vontade política!

EXIGIMOS!
O STAL mantém-se firme na defesa de uma valorização justa, digna e merecida de uma carreira especial da Administração Pública, que não é devidamente actualizada há mais de duas décadas, em resultado das políticas adoptadas pelos sucessivos governos do PSD/CDS e PS, e exige, entre outras matérias:

  • Início da carreira no nível 14 da TRU; Suplemento de Bombeiro Sapador, com valor percentual de 30%; carreira de Bombeiro Sapador com sete categorias; horário de 35 horas de trabalho semanal, conforme a lei;
  • O reconhecimento da profissão como de desgaste rápido, alteração do regime de aposentação, alteração do sistema de avaliação e desempenho SIADAP;
  • A tabela salarial e os respectivos suplementos devem ser aprovados com efeitos retroactivos a 1 de Janeiro de 2025.

VER STAL-INFORMA N.º 7

VER STAL-INFORMA N.º 6

VER STAL-INFORMA N.º 5

VER STAL-INFORMA N.º 4

VER STAL-INFORMA N.º 3

VER STAL-INFORMA N.º 2

VER STAL-INFORMA N.º 1

Pin It
Trabalhadores municipais de transportes...
Ter., Fev. 11, 2025
Trabalhadores dos SMTUC concentram-se junto...
Seg., Fev. 10, 2025
STAL marca protesto nacional de todos os...
Ter., Jan. 28, 2025
2025 | O custo de vida aumenta e o povo não...
Seg., Jan. 27, 2025
X Conferência da Interjovem | STAL reforça...
Sex., Jan. 24, 2025
Trabalhadores do sector dos resíduos exigem...
Qui., Jan. 23, 2025
STAL repudia política fiscal injusta, que...
Qua., Jan. 22, 2025
Tabela Remuneratória Única de 2025 em vigor
Sex., Jan. 17, 2025
SAMORA CORREIA | Encontro Inter-Regional de...
Qui., Jan. 16, 2025
STAL promove ronda de contactos e plenários...
Qua., Jan. 15, 2025
Jovens trabalhadores exigem melhores...
Seg., Jan. 13, 2025
SIADAP justo, é o SIADAP revogado
Qui., Jan. 09, 2025
Greve ao trabalho extraordinário mantém-se...
Qua., Jan. 08, 2025
18 Janeiro | Todos juntos pela Paz
Sex., Jan. 03, 2025
“2 Dedos de Conversa” com jovens...
Qui., Dez. 26, 2024
STAL comemora 50 anos em festa e em luta...
Sex., Dez. 20, 2024