Sapadores SaemGanharNegociacoes Site da97fACORDO GARANTE GANHOS REAIS PARA TODOS OS TRABALHADORES

Após um intenso processo negocial, que durou cerca de três meses e realizado após cerca de duas décadas de reivindicações, a plataforma sindical (constituída por cinco sindicatos) e o Governo assinaram um Acordo que permite uma significativa valorização das condições remuneratórias da carreira dos Bombeiros Sapadores e deixa abertas as portas para continuar a negociar as restantes matérias constantes no respectivo Estatuto Profissional.

O acordo alcançado prevê:

A MANUTENÇÃO DAS 7 CATEGORIAS
O Acordo mantém as sete categorias da carreira de Bombeiro Sapador, tendo sido excluída a proposta inicial do Governo, que pretendia a redução para cinco categorias.

A MANUTENÇÃO DAS 35 HORAS SEMANAIS
O Acordo garante as 35 horas semanais de trabalho e afasta a proposta de 31,5 horas de trabalho suplementar para além do horário normal por mês que tinha sido avançada pelo Governo.

O SUPLEMENTO DE BOMBEIRO SAPADOR
O suplemento relativo aos fatores de risco, insalubridade, penosidade e prontidão de comparência será pago em percentagem da retribuição base, durante 12 meses.
Além disso, o conceito de "disponibilidade permanente" foi eliminado na legislação dos Bombeiros Sapadores, encerrando as incertezas sobre o direito de pagamento e a justificação para o seu acionamento nos Corpos de Bombeiros Sapadores.
O suplemento, calculado sobre o vencimento base, será distribuído da seguinte forma:

 
SUPLEMENTO DE BOMBEIRO SAPADOR
  PRAÇAS CHEFIAS
2025 10% 10%
2026 15%  12,5%
2027 20%  15%

 

TRANSIÇÃO PARA A POSIÇÃO REMUNERATÓRIA CERTA
Na transição para a nova tabela salarial, que evolui de 2 em 2 níveis, os trabalhadores são colocados numa posição remuneratória certa.
Em 2025, a 1.ª posição remuneratória corresponde ao nível 12 e, em 2026, ao nível 13.

A MANUTENÇÃO DOS PONTOS DO SIADAP
O Acordo garante que, na transição para a nova tabela salarial, os trabalhadores não perderão pontos acumulados no SIADAP.

A PROGRESSÃO SALARIAL AUTOMÁTICA
O Acordo prevê que, a partir de 2027 ou 2028, todos os Bombeiros com 10 anos de serviço, incluindo o ano de recruta, progridam automaticamente 1 escalão remuneratório, medida que abrangerá a esmagadora maioria dos profissionais no activo e que se traduz num aumento salarial de 105 €.

Ficou assegurado que, em caso de promoção, o trabalhador terá sempre uma valorização superior àquela que teria se decorrente de uma progressão remuneratória.

As partes acordaram que, em sede de negociação do diploma, será garantida a mesma cadência na transição para as novas posições remuneratórias da nova tabela, evitando, assim, injustiças.

Finalmente, importa salientar a unidade e a persistência dos trabalhadores numa luta que conduziu a sucessivas aproximações do Governo às justas reivindicações dos Bombeiros Sapadores, que assim vêem valorizada e reconhecida a sua carreira, uma vez que, após a entrada em vigor de todas as componentes do Acordo, todos os trabalhadores terão uma valorização acima dos 35% face às suas remunerações actuais.

Os próximos passos consistem na discussão do projecto de diploma que operacionaliza o Acordo, a continuação da revisão do Estatuto Profissional dos Bombeiros Sapadores, incluindo matérias como a aposentação e o reconhecimento da profissão como sendo de desgaste rápido, o tempo e o horário de trabalho, e o SIADAP adaptado, sendo que, para essas negociações, os sindicatos voltarão a colocar “em cima da mesa” a reivindicação de entrada na carreira pelo valor do nível 14 e uma valorização superior do Suplemento de Bombeiro Sapador.

 

VER STAL-INFORMA N.º 8

VER STAL-INFORMA N.º 7

VER STAL-INFORMA N.º 6

VER STAL-INFORMA N.º 5

VER STAL-INFORMA N.º 4

VER STAL-INFORMA N.º 3

VER STAL-INFORMA N.º 2

VER STAL-INFORMA N.º 1

Pin It
Trabalhadores municipais de transportes...
Ter., Fev. 11, 2025
Trabalhadores dos SMTUC concentram-se junto...
Seg., Fev. 10, 2025
STAL marca protesto nacional de todos os...
Ter., Jan. 28, 2025
2025 | O custo de vida aumenta e o povo não...
Seg., Jan. 27, 2025
X Conferência da Interjovem | STAL reforça...
Sex., Jan. 24, 2025
Trabalhadores do sector dos resíduos exigem...
Qui., Jan. 23, 2025
STAL repudia política fiscal injusta, que...
Qua., Jan. 22, 2025
Tabela Remuneratória Única de 2025 em vigor
Sex., Jan. 17, 2025
SAMORA CORREIA | Encontro Inter-Regional de...
Qui., Jan. 16, 2025
STAL promove ronda de contactos e plenários...
Qua., Jan. 15, 2025
Jovens trabalhadores exigem melhores...
Seg., Jan. 13, 2025
SIADAP justo, é o SIADAP revogado
Qui., Jan. 09, 2025
Greve ao trabalho extraordinário mantém-se...
Qua., Jan. 08, 2025
18 Janeiro | Todos juntos pela Paz
Sex., Jan. 03, 2025
“2 Dedos de Conversa” com jovens...
Qui., Dez. 26, 2024
STAL comemora 50 anos em festa e em luta...
Sex., Dez. 20, 2024