ENCONTRO INTER-REGIONAL DE BEJA, AMANHÃ, ENCERRA RONDA NACIONAL
A Vidigueira acolhe, este sábado (dia 22), a partir das 10H, o Encontro Inter-Regional dos Profissionais Bombeiros das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV) do Alentejo e Algarve.
Com esta iniciativa – que irá juntar profissionais das regiões de Beja, Évora, Faro e Portalegre –, o STAL encerra a ronda nacional de auscultação e análise da situação do sector que arrancou na Guarda, em 23 de Novembro, e que percorreu outras regiões do País (Samora Correia - 18/01; Porto - 25/01; e Coimbra - 08/02).
Tal como nos anteriores, o encontro inter-regional agendado para amanhã (na Casa da Talha, da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito) visa mobilizar, reivindicar e lutar pelos direitos dos profissionais bombeiros das AHBV, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelo STAL no sector da Protecção Civil – nomeadamente na defesa e valorização dos profissionais destas associações humanitárias – bem como reforçar as propostas e perspectivar o trabalho em conjunto com estes trabalhadores.
O CAMINHO SÃO A LUTA E A UNIDADE
No manifesto “Valorizar os Profissionais Bombeiros das Associações Humanitárias”, o STAL exige, entre outras matérias, a valorização salarial, a regulamentação da carreira; horários de trabalho justos e legais; reconhecimento como profissão de desgaste rápido; Suplemento de Risco; Estatuto Social do Bombeiro; condições justas de aposentação; e a resolução do problema do financiamento do sector.
Sublinhe-se que nestes encontros, marcados pela ampla discussão colectiva e por diversas intervenções, é unânime a reafirmação da luta e da unidade de todos os trabalhadores como caminho determinante para a defesa e conquista de mais direitos, melhores salários e condições de trabalho, condições necessárias à qualidade dos serviços e das relevantes funções que os bombeiros exercem todos os dias, em prol da salvaguarda e do bem-estar das populações e do País.