STAL Tratolixo LeiMordaca a065bDELEGADO SINDICAL DO STAL AMEAÇADO DE DESPEDIMENTO POR EXPRESSAR OPINIÃO

Meio século após a Revolução de Abril, cujas principais conquistas foram as liberdades de expressão e do livre exercício da actividade sindical, o STAL repudia a tentativa de intimidação da administração desta empresa intermunicipal.

O STAL considera inaceitável que a Tratolixo – Tratamento de Resíduos Sólidos, E.M., S.A. tenha instaurado um processo disciplinar com intenção de despedimento a um trabalhador e Delegado Sindical, por apenas e tão só ter prestado declarações ao “Primeiro Jornal”, da SIC, numa concentração de trabalhadores realizada no Ecoparque de Trajouce, no dia de greve, em 20 de Maio.

Sem nunca se referir a qualquer membro do Conselho de Administração da Tratolixo, o Delegado Sindical em causa expressou o seu sentimento e opinião, expondo uma realidade sustentada em factos, que considera injusta e desigual, utilizando uma liberdade de expressão que a empresa quer agora negar.

Ao avançar com o referido processo disciplinar, a administração da Tratolixo apenas revela um comportamento persecutório e ilegal, que, aliás, é recorrente – e há vários anos – para com os trabalhadores sindicalizados e, em especial, para com aqueles que assumem funções de representantes sindicais.

É, pois, uma legítima intervenção do trabalhador da Tratolixo que a empresa pretende agora punir com despedimento, numa clara violação dos elementares direitos e garantias que lhe assistem enquanto cidadão, trabalhador e delegado sindical.

Reportagem SIC Site 9ee2a

A Direcção Regional de Lisboa do STAL tudo fará – jurídica e sindicalmente – para que este processo disciplinar seja arquivado e, se necessário, para que a empresa seja condenada por este comportamento antidemocrático e repressivo.

A denúncia pública desta tentativa de atropelo ao livre e pleno exercício da acção sindical ganha um revelo de maior destaque quando, ainda recentemente, se assinalou o 50.º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, e se assiste, em muitos locais de trabalho por todo o País (e o STAL tem-nas denunciado publicamente), a continuadas tentativas de retrocesso das suas principais conquistas e dos direitos alcançados.

Pin It