LUTAR POR UM PORTUGAL COM FUTURO!
Milhares de trabalhadores da Administração Local e Regional juntaram-se hoje à Jornada Nacional de Luta descentralizada convocada pela CGTP-IN para exigir melhores condições de vida e de trabalho, e que promoveu acções de luta em todos os distritos.
Esta forte mobilização dos trabalhadores por todo o País é bem elucidativa do descontentamento generalizado face às medidas adoptadas pelo Governo, que não só não respondem às necessidades e exigências que se colocam, como fragilizam ainda mais a situação dos trabalhadores neste contexto de graves problemas económicos e sociais causados pelo surto epidémico.
As várias acções de luta realizadas – desde desfiles na rua, a concentrações, plenários e greves – demonstram que os trabalhadores e as estruturais sindicais – nomeadamente os dirigentes, delegados e activistas do STAL – estão em alerta e mobilizados para defender os seus direitos e não permitir que o patronato aproveite qualquer oportunidade para aumentar a exploração e o empobrecimento dos trabalhadores.
Os trabalhadores e os sindicatos reiteram que os seus direitos não estão suspensos, defendem que é urgente inverter o modelo de baixos salários e trabalho precário para responder aos problemas do País e ao seu desenvolvimento, e que é necessário que se valorize o trabalho e os trabalhadores, nomeadamente com o aumento dos salários e emprego com direitos.
Em Lisboa, a manifestação partiu do Cais do Sodré ao início da tarde, em direcção à Assembleia da República, encerrando com uma intervenção da Secretária-Geral da CGTP, Isabel Camarinha.