ESPINHO, MEALHADA, ST.º TIRSO, VN DE CERVEIRA E VIANA DO CASTELO
O STAL assinou nos últimos dias acordos com cinco municípios que consagram a manutenção do horário de 35 horas laborais semanais, com 7 horas diárias.
Em Espinho e na Mealhada, representantes do STAL e dos municípios rubricaram, na segunda-feira,10, e terça-feira, 11, respectivamente, dois Acordos Colectivos de Entidade Empregadora Pública (ACEEP), que tem como principal objectivo manter o horário de trabalho de 35 horas semanais.
Na Mealhada o acto decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho com a participação do presidente da Câmara, Rui Marqueiro, o coordenador da Direcção Regional de Aveiro do STAL, Jaime Ferreira, e o dirigente nacional do STAL, António Augusto Conceição.
No dia 11, o STAL assinou outro ACEEP com a Câmara Municipal de Santo Tirso, numa cerimónia em que estiveram presentes o presidente e vice-presidente da autarquia, Joaquim Couto e Luciano Gomes, respectivamente, João Avelino, coordenador da Direcção Regional do Porto do STAL, os dirigentes regionais Eduardo Ferreira e César Liberto, bem como as juristas Adriana Magalhães e Fátima Pereira.
O acordo estabelece a salvaguarda do horário das 35 horas semanais para os 381 trabalhadores do município.
Note-se que no distrito do Porto, o STAL já assinou acordos com as câmaras Municipais de Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Lousada, Porto, Valongo, Baião, Marco de Canaveses e Santo Tirso.
Um acordo análogo foi também assinado, na quinta-feira, 13, entre o STAL e os municípios de Vila Nova de Cerveira e Viana do Castelo.