Lutar contra a precariedade!

31 DE MARÇO - MANIFESTAÇÃO NACIONAL DA JUVENTUDE

No próximo dia 31 de Março, vamos todos realizar a manifestação nacional de jovens trabalhadores em Lisboa, com uma grande confiança e determinação que o momento que vivemos é de luta e exigência da resolução dos problemas. O momento é de dinâmica e de luta pelo fim da precariedade, do desemprego e dos baixos salários.

Unidos temos a força de conquistar verdadeiras mudanças:

Aumento dos Salários – É tempo de exigir um verdadeiro aumento de salário que distribua a riqueza produzida e nos permita ter perspetivas de construir um futuro!

35 horas na Administração Local – A luta dos trabalhadores da Administração Local, travou o ataque do governo ao horário de trabalho e confirmou as 35 horas semanais nas autarquias locais. Está mais que provado que a organização do trabalho e a evolução tecnológica permite aumentar a produtividade e reduzir os tempos de trabalho. Está na altura de exigir as 35 horas semanais para todos!

Fim da Precariedade – Existem milhares de trabalhadores com vínculos precários na Administração Local, sejam eles estágios, falsos recibos verdes, programas ocupacionais, contratos a termo ou CEI (Contrato Emprego-Inserção - só aqui são 30 mil). É necessário acabar com esta praga, exigindo a abertura de concursos na Administração Local. A cada posto de trabalho que satisfaça necessidades permanentes tem de corresponder um vínculo efetivo!

Taxar mais quem enriquece e aliviar quem trabalha – Ao longo dos anos uma minoria exploradora viu os seus lucros crescer de forma abismal, enquanto nós, que trabalhamos e produzimos, estamos mais pobres. Que se vá buscar a quem mais tem! Mas é também possível desenvolver a economia e a produção nacional, desenvolver a agricultura, a industria e as pescas, criar trabalho com direitos. É possível uma habitação para os jovens digna e a preços justos, um acesso à educação e à saúde.

Ver Comunicado