ecalma almada 72d03EMPRESA PAGOU SALÁRIOS E SUBSÍDIOS EM ATRASO

Fruto da intervenção do STAL e da luta dos trabalhadores a empresa liquidou os salários e subsídios em atraso. No plenário que decorreu hoje, dia 2, junto às instalações da ECALMA/WEMOB os trabalhadores decidiram exigir explicações pelo sucedido e aprovaram um conjunto de reivindicações.

A Comissão Sindical do STAL na empresa considera que se conquistou «uma pequena grande vitória, recebemos o que é nosso por direito, o retorno do nosso trabalho – Salário e Subsídio de Férias», rejeita o facto de não ter sido dada qualquer justificação formal sobre o sucedido.

A Comissão Sindical considera que «a Empresa Municipal, que tem como único accionista o município, não sendo uma entidade externa ou independente da Câmara Municipal de Almada, esta tem de assumir as suas responsabilidades no financiamento e na gestão, este “acontecimento” de salários em atraso é da sua responsabilidade.»

Os trabalhadores presentes no plenário decidiram uma deslocação na segunda-feira, dia 6 de Julho, à Sessão da Câmara Municipal, para exigir explicações cabais acerca do sucedido e garantias relativas ao futuro.

Aprovaram a apresentação de um aviso prévio de greve para o próximo dia 28, que será levantado se os trabalhadores receberem o seu salário, atempadamente.

Decidiram ainda continuar a lutar até que tenham todas as garantias e forem tomadas as medidas para garantir a solidez da empresa, a prestação do serviço público e em simultâneo a dignificação dos trabalhadores com tudo o que são condições dentro da empresa e ao nível salarial e de carreira, sendo algumas das principais exigências:

- A garantia do pagamento atempado dos nossos salários;
- Aumentos salariais dignos de 4%, 60€ mínimo a cada trabalhador, acrescido da inflação relativa a 2019;
- Apresentação imediata de uma proposta de carreiras ao STAL e respectivo início do processo negocial, prometido há praticamente 3 anos;
- Retirada formal de todos os processos disciplinares para despedimento;
- Acesso a balneários condignos e com higienização reforçada em fase de pandemia;
- Resolução imediata das situações de Assédio Moral no que respeita a horários, atribuições e retirada de funções.

Pin It