MG 0057 Braz 3a64dFrancisco Braz faleceu na madrugada de hoje, dia 19 de Agosto, aos 70 anos, no Hospital Militar em Lisboa, vítima de paragem cardíaca.

Presidente da Direcção Nacional do STAL entre 1989 e 2015, foi eleito delegado sindical em 1984, no seu local de trabalho - Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento de Loures, actuais SIMAR, onde era chefe dos serviços de limpeza e integrou a Direcção Regional de Lisboa a partir de 1986, da qual foi coordenador até 1988.

Ocupava desde 2016 o cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral do STAL. Integrava ainda o Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, enquanto representante eleito pelos beneficiários em 2017, numa lista dos sindicatos da Frente Comum que encabeçou. Actualmente era ainda membro do Comité Executivo da EPSU – Federação Europeia dos Serviços Públicos, filiada na CES.

Ao longo de mais de três décadas de actividade sindical, foi membro do Conselho Nacional da CGTP-IN e da sua Comissão Executiva (entre 1989 e 2012), assim como de várias estruturas sindicais europeias, designadamente da extinta União Europeia dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (UEFPC/EULAS).

Neste momento de consternação, a Direcção Nacional do STAL salienta o importante contributo pessoal de Francisco Braz, o seu empenho e dedicação na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores da Administração Local, no reforço e crescimento do Sindicato e de todo o movimento sindical unitário, destacando também a sua intensa participação cívica em várias organizações sociais, como a Direcção da ADFA - Associação Nacional dos Deficientes das Forças Armadas, o Fórum do Cidadão, o Conselho Superior da Administração e Função Pública e o Conselho Superior de Saúde e Segurança no Trabalho na Administração Pública. Militante do PCP, foi candidato à Assembleia da República nas eleições legislativas de 2009 pelo Círculo Eleitoral de Lisboa.

À família, camaradas e amigos, a Direcção Nacional do STAL transmite sentidas condolências.

Pin It