presidenciais2021 0e1a5POSIÇÃO DA DIRECÇÃO NACIONAL DO STAL SOBRE AS ELEIÇÕES PARA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, MARCADAS PARA O PRÓXIMO DIA 24 DE JANEIRO.

As eleições para Presidente da República (PR) realizam-se num momento particularmente exigente da vida nacional. Os efeitos económicos e sociais resultantes do surto epidémico expuseram de forma clara e acentuaram os problemas estruturais e debilidades acumulados ao longo das últimas décadas em resultado da política de direita, que fragilizou os direitos dos trabalhadores para privilegiar o capital, que fomentou a precariedade e os baixos salários para garantir lucros, que debilitou o nosso aparelho produtivo, reduziu a oferta pública, nomeadamente na educação e na saúde, para alargar o negócio dos privados, que alienou componentes da nossa soberania à União Europeia, comprometendo o desenvolvimento nacional e a coesão social e territorial.

O actual PR não assumiu, nem assume, a valorização do trabalho e dos trabalhadores. Foi assim nas alterações à legislação laboral que promulgou, apesar de ter consciência da ainda maior fragilização que estas imporiam a milhares de trabalhadores e de aprofundarem ainda mais a precariedade e a exploração, nomeadamente dos jovens, o que agora se confirmou, ou mesmo na discussão da Lei de Bases da Saúde, em que o PR defendeu os grupos monopolistas, que fazem da saúde um negócio.

Foi assim também em milhares de acções desenvolvidas por quem trabalha em defesa dos seus direitos e nos numerosos problemas sofridos pelos trabalhadores, a quem o “Presidente dos afectos” primou pela sua ausência, em contraste com a participação no mais diverso tipo de iniciativas.

Os próximos cinco anos exigem a eleição para Presidente da República de quem se compromete com um novo rumo para o País.

Portugal precisa, na Presidência da República, de quem valorize o trabalho e os trabalhadores, e que dê concretização ao Portugal de Abril que está por cumprir.

Portugal precisa de um Presidente da República que garanta a independência nacional, a unidade do Estado e o regular funcionamento das instituições democráticas; assegure o respeito pelos direitos, liberdades e garantias; garanta os princípios constitucionais do direito ao trabalho com direitos, a segurança no emprego, em particular dos jovens, a igualdade entre homens e mulheres, o bem-estar e qualidade de vida dos portugueses; assuma a defesa dos serviços públicos e o reforço do papel do Sector Empresarial do Estado para o desenvolvimento do País, assim como a salvaguarda do acesso de todos, sem qualquer tipo de condicionamento, à Segurança Social pública, universal e solidária, ao Serviço Nacional de Saúde, à Escola Pública inclusiva e democrática, à Habitação, à Cultura, ao Desporto e Tempos Livres.

No próximo dia 24 de Janeiro os trabalhadores afirmarão, como até aqui, a sua coragem e confiança na luta, e o seu voto será determinante para dar força à derrota de projectos antidemocráticos, bem como à política de direita, para afirmar o caminho necessário para o País.

O voto de quem trabalha e trabalhou será essencial para escolher para Presidente quem se compromete com a Constituição da República Portuguesa e os valores de Abril, particularmente para assumir a exigência de uma política de esquerda e soberana que traga esperança e confiança, e que projecte Portugal num rumo de progresso e justiça social.

Pin It
STAL marca protesto nacional de todos os sectores da Administração Local, para 28 de Fevereiro.
MANIFESTAÇÃO DOS...
terça-feira, janeiro 28, 2025
2025 | O custo de vida aumenta e o povo não aguenta!
AS REIVINDICAÇÕES DOS...
segunda-feira, janeiro 27, 2025
X Conferência da Interjovem | STAL reforça nova Direcção Nacional
Nesta quinta-feira (23), o...
sexta-feira, janeiro 24, 2025
Trabalhadores do sector dos resíduos exigem valorização salarial e reconhecimento profissional
SITUAÇÃO DIFÍCIL DENUNCIADA...
quinta-feira, janeiro 23, 2025
STAL repudia política fiscal injusta, que nem “poupa” os salários mais baixos
SALÁRIO MÍNIMO DA...
quarta-feira, janeiro 22, 2025
Tabela Remuneratória Única de 2025 em vigor
PARAR O EMPOBRECIMENTO -...
sexta-feira, janeiro 17, 2025
SAMORA CORREIA | Encontro Inter-Regional de profissionais bombeiros das AHB
18 JANEIRO|10h00|PALÁCIO DO...
quinta-feira, janeiro 16, 2025
STAL promove ronda de contactos e plenários para decidir acções de luta
CONTRA O SILÊNCIO...
quarta-feira, janeiro 15, 2025
Jovens trabalhadores exigem melhores condições de vida e um futuro digno
“2 DEDOS DE CONVERSA” SOBRE...
segunda-feira, janeiro 13, 2025
SIADAP justo, é o SIADAP revogado
SIADAP COM QUOTAS É UM...
quinta-feira, janeiro 09, 2025
Greve ao trabalho extraordinário mantém-se por tempo indeterminado
A LUTA CONTINUA PELA...
quarta-feira, janeiro 08, 2025
18 Janeiro | Todos juntos pela Paz
A GUERRA NÃO RESOLVE NENHUM...
sexta-feira, janeiro 03, 2025
“2 Dedos de Conversa” com jovens trabalhadores
11 DE JANEIRO, NO «ROOF-TOP»...
quinta-feira, dezembro 26, 2024
STAL comemora 50 anos em festa e em luta por melhores salários e condições de trabalho!
MEIO SÉCULO DE LUTAS,...
sexta-feira, dezembro 20, 2024
Greve nos dias 26 e 27 mantém-se, porque as razões da luta são justas.
PRESIDENTE DA CM LISBOA NÃO...
sexta-feira, dezembro 20, 2024
Trabalhadores do sector dos resíduos encerram o ano e iniciam 2025 em greve!
NAS CÂMARAS DE LISBOA E...
terça-feira, dezembro 17, 2024
STAL reforça a luta por uma vida digna para os trabalhadores das autarquias
EM 2025, NOS 50 ANOS DO...
sexta-feira, dezembro 06, 2024
Trabalhadores da CM Almada, SMAS e WEMOB exigem negociação e respostas concretas aos seus problemas
PROTESTO PÚBLICO EM ALMADA E...
quinta-feira, dezembro 05, 2024
Trabalhadores da Resinorte aprovam nova greve já nos dias 26 e 27
FORTE ADESÃO PROVOCA...
segunda-feira, dezembro 02, 2024
29 NOV | Milhares de trabalhadores exigem melhores salários e um futuro melhor
OE 2025, APROVADO POR...
sexta-feira, novembro 29, 2024
Frente Comum entrega mais de 41 mil postais com reivindicações urgentes ao Governo
AUMENTO IMEDIATO DOS...
terça-feira, novembro 26, 2024
AdP | Trabalhadores exigem o aumento real dos salários, a revisão do ACT e o desbloqueio da negociação!
LUTA CONTRA O EMPOBRECIMENTO...
quinta-feira, novembro 21, 2024
Frente comum promove concentração junto à residência do Primeiro Ministro no dia 26
PLANO DE EMERGÊNCIA DOS...
quarta-feira, novembro 20, 2024
Trabalhadores exigem reposição do pagamento das indemnizações de acidente ou doença profissional
TRIBUNA PÚBLICA CLAMA POR...
terça-feira, novembro 19, 2024
Trabalhadores exigem aumento real dos salários, valorização das carreiras e trabalho com direitos
LUTA NA RESINORTE | GREVE...
terça-feira, novembro 19, 2024
AdP | Trabalhadores exigem o aumento real dos salários, a revisão do ACT e o desbloqueio da negociação
CONCENTRAÇÃO JUNTO À SEDE DA...
quarta-feira, novembro 13, 2024
Tribuna Pública pela reposição do pagamento das indemnizações de acidente ou doença profissional
LUTA PELA DIGNIDADE DOS...
terça-feira, novembro 12, 2024
Milhares de trabalhadores exigiram o aumento dos salários e pensões, e o reforço dos Serviços Públicos
MANIFESTAÇÃO NACIONAL DA...
sábado, novembro 09, 2024
O OE2025 agrava os problemas dos trabalhadores!
BASTA DE EMPOBRECER! 7 em...
quinta-feira, outubro 31, 2024
Trabalhadores protestam contra o empobrecimento e exigem mudança de política
LUTA NA ADMINISTRAÇÃO...
sexta-feira, outubro 25, 2024