postal 8marco web fcea2

DIA INTERNACIONAL DA MULHER TRABALHADORA

O STAL saúda as suas associadas e todas as mulheres que laboram no universo dos serviços da Administração Local e Regional, Empresas ou Concessionárias nesta data histórica, consagrada há 111 anos e que se comemora a 8 de Março, em todo o Mundo.

A igualdade entre mulheres e homens, como justamente assinala a CGTP-IN – e a cuja Semana da Igualdade o STAL se associa –, é um dos objectivos centrais e prioritários de acção do movimento sindical unitário, que promove a participação e representação das trabalhadoras, dinamiza a sua intervenção, organização, reivindicações e lutas contra as desigualdades e discriminações, contribuindo assim também para dignificar as condições laborais de todos os trabalhadores.

A luta pela igualdade entre mulheres e homens e por melhores condições de vida tem 164 anos de história, seguindo o exemplo das mulheres operárias têxteis que, em Nova Iorque, em 1857, reivindicaram melhores salários, melhores condições de vida e a redução das 16 para as 10 horas diárias de trabalho. E essa luta pela fixação de uma jornada de trabalho condigna, que concilie o trabalho, o lazer e o descanso mantém-se actual.

No presente quadro político, apesar da reposição de direitos e dos avanços alcançados – para os quais a luta dos trabalhadores foi decisiva –, permanecem muitos problemas por resolver e muitos direitos por cumprir, o que exige uma intervenção sindical permanente a todos os níveis – no trabalho, na rua e junto das instituições.

O STAL considera que a efectivação da igualdade entre mulheres e homens é indissociável da luta mais geral pelos direitos, liberdades e garantias de todos os trabalhadores, e neste dia histórico dirige uma especial saudação a todas as mulheres, reafirmando que continuará a assumir a luta pela eliminação de todo o tipo de desigualdade de género como uma das principais frentes do seu combate diário em defesa dos direitos e interesses de todos os trabalhadores.

E aproveita para lembrar os grandes objectivos de luta definidos pelo Sindicato:

  • A luta pela revogação do SIADAP, em reconhecimento das profissões e da reposição das carreiras na Administração Local;
  • Salário igual para trabalho igual ou de valor igual; aumento de 90 euros mensais para todos os trabalhadores, e do Salário Mínimo Nacional para os 850 euros;
  • A luta contra a precariedade dos vínculos laborais. A cada posto de trabalho permanente tem de corresponder um vínculo de trabalho efectivo;
  • A luta pela plena igualdade de género no acesso às carreiras profissionais;
  • Reforço e qualidade dos serviços públicos;
  • Aplicação do Suplemento de Penosidade e Insalubridade e continuação da luta pelo Suplemento de Insalubridade, Penosidade e Risco;
  • Aplicação do horário semanal de trabalho de 35h para todos os trabalhadores.

O STAL apela à participação nas acções promovidas pela CGTP-IN no âmbito da Semana da Igualdade e nas iniciativas que o MDM realiza no Porto, este domingo, dia 7, e em Lisboa, no próximo dia 13. Dias de luta e solidariedade com as mulheres que se batem em todo o Mundo pela igualdade.

Pin It