220302 PostalDIMulherTrabalhadora 08ddd DIA INTERNACIONAL DA MULHER TRABALHADORA

O STAL saúda as suas associadas e todas as mulheres que laboram no universo dos serviços da Administração Local e Regional, Empresas ou Concessionárias nesta data histórica, consagrada há 112 anos e que se comemora a 8 de Março, em todo o Mundo.

A igualdade entre mulheres e homens, como justamente assinala a CGTP-IN – e a cuja Semana da Igualdade o STAL se associa –, é um dos objectivos centrais e prioritários de acção do movimento sindical unitário, que promove a participação e representação das trabalhadoras, dinamiza a sua intervenção, organização, reivindicações e lutas contra as desigualdades e discriminações, contribuindo assim também para dignificar as condições laborais de todos os trabalhadores.

Ver postal

A luta pela igualdade entre mulheres e homens e por melhores condições de vida tem 165 anos de história, seguindo o exemplo das mulheres operárias têxteis que, em Nova Iorque, em 1857, reivindicaram melhores salários, melhores condições de vida e a redução das 16 para as 10 horas diárias de trabalho. E essa luta pela fixação de uma jornada de trabalho condigna, que concilie o trabalho, o lazer e o descanso mantém-se actual.

A luta dos trabalhadores é decisiva

No presente quadro político, permanecem muitos problemas por resolver e muitos direitos por cumprir, o que exige uma intervenção sindical permanente a todos os níveis – no trabalho, na rua e junto das instituições.

O STAL considera que a efectivação da igualdade entre mulheres e homens é indissociável da luta mais geral pelos direitos, liberdades e garantias de todos os trabalhadores, e neste dia histórico dirige uma especial saudação a todas as mulheres, reafirmando que continuará a assumir a luta pela eliminação de todo o tipo de desigualdade de género como uma das principais frentes do seu combate diário em defesa dos direitos e interesses de todos os trabalhadores.

E aproveita para lembrar os grandes objectivos de luta definidos pelo STAL:

  • Valorização das carreiras e das profissões, erradicação da precariedade e garantia da estabilidade no emprego;
  • Aumento de todos os salários e do Salário Mínimo Nacional para 850 €;
  • Garantia de salário igual para trabalho igual, eliminando todas as discriminações, em particular, por maternidade;
  • Organização do tempo de trabalho com direito à conciliação com a vida familiar e pessoal; e o fim do recurso excessivo e desnecessário ao trabalho por turnos e laboração contínua;
  • Revogar a adaptabilidade e bancos de horas, e o direito a 35 horas de trabalho semanal, sem perda de remuneração;
  • Reforçar os serviços públicos e as Funções Sociais do Estado: protecção social no desemprego, na doença; apoio à infância e à terceira idade; aumentar as pensões de reforma;
  • Garantir o direito a habitação condigna e acessível, à mobilidade e aos transportes.

O STAL apela à participação nas acções promovidas pela CGTP-IN no âmbito da Semana da Igualdade e nas iniciativas que o MDM realiza no Porto, neste sábado (dia 5), e em Lisboa, no próximo dia 12.
Dias de luta e solidariedade com as mulheres que, em todo o Mundo, se batem pela igualdade.

Pin It