ADSE 4f02cA Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública repudia a actuação do governo e, nomeadamente da Senhora Secretária de Estado da Administração Pública quanto ao processo de alteração do regulamento eleitoral do Conselho de Supervisão da ADSE, IP.

Cedendo a interesses que se baseiam na exclusão peremptória da participação do movimento sindical na fiscalização da ADSE, o governo apresentou uma proposta de Regulamento eleitoral para o ato eleitoral do Conselho Geral e de Supervisão deste instituto público que afasta dirigentes de estruturas sindicais da possibilidade de candidatura.

A Frente Comum recorda que a ADSE é um direito dos trabalhadores da Administração Pública e por eles financiada, pelo que é totalmente inaceitável qualquer tentativa de afastamento da sua participação.

Contudo, e apesar de dois pedidos urgentes de reunião com à tutela – ambos sem qualquer resposta – o governo colocou em apreciação pública, sem qualquer processo negocial – de que a Frente Comum não abdica – e sem qualquer aviso, o diploma que vem alterar o regulamento eleitoral, nem sequer dando dele conhecimento às estruturas sindicais.

A Frente Comum não pode compactuar com este comportamento do Governo, o mesmo que decidiu não comparticipar no financiamento da ADSE, relegando toda a despesa para os trabalhadores e aposentados, e que agora, de forma autoritária e incompreensível, pretende afastar sindicatos e dirigentes sindicais tanto do processo de discussão de eleição dos seus órgãos representativos, como de participação nesses mesmos órgãos, beneficiando associações com ligações partidárias amplamente conhecidas, que os beneficiários não elegeram como seus representantes para o CGS, tentando atropelar os direitos de quem financia a ADSE e sobre ela pode e deve decidir.

Exigimos um processo negocial com a Frente Comum sobre esta matéria e a óbvia possibilidade de cada lista apresentar os seus candidatos em liberdade e democracia, não retirando direitos em função da actividade sindical dos trabalhadores.

FCSAP

Protesto nacional reúne cerca de três mil trabalhadores da Administração Local e Sector Empresarial em Lisboa
LUTA POR MELHORES SALÁRIOS,...
sexta-feira, junho 27, 2025
Trabalhadores da Administração Local e Sector Empresarial protestam junto da Assembleia da República nesta sexta-feira
CONCENTRAÇÃO NO LARGO...
quarta-feira, junho 25, 2025
23 de Junho | Dia Internacional dos Serviços Públicos
Mais de 100 professores e...
segunda-feira, junho 23, 2025
STAL antevê grande mobilização no Protesto Nacional de 27 de Junho
PLENÁRIO NACIONAL REAFIRMA...
quarta-feira, junho 11, 2025
Pela Paz, todos não somos demais!
STAL SOLIDÁRIO COM A LUTA...
segunda-feira, junho 02, 2025
27 Junho | Protesto Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Sector Empresarial
PARA EXIGIR MELHORES...
sexta-feira, maio 30, 2025
STAL repudia atitude de desprezo pelos trabalhadores dos SMTUC
A LUTA JUSTA DOS...
sexta-feira, maio 30, 2025
Trabalhadores dos SMTUC em greve entre 26 e 30 de Maio, pela recuperação das carreiras e a valorização dos motoristas/agentes únicos e dos mecânicos das oficinas
CONCENTRAÇÃO JUNTO AO...
quarta-feira, maio 21, 2025
Sobre os resultados das eleições legislativas de 18 de Maio
POSIÇÃO DA CGTP-IN A CGTP-IN...
terça-feira, maio 20, 2025
Sobre o direito à manutenção da inscrição na CGA
COMUNICADO DA FRENTE COMUM...
segunda-feira, maio 12, 2025
Pelo fim do bloqueio a Cuba
CAMPANHA SOLIDÁRIA PARA COM...
terça-feira, maio 06, 2025
Investir na “máquina da Paz”
IV “ENCONTRO PELA PAZ” |...
segunda-feira, maio 05, 2025
A I greve na Administração Local
HÁ 50 ANOS NESTE DIA… Há...
segunda-feira, maio 05, 2025
18 de Maio | É preciso levar a luta às urnas
O NOSSO VOTO CONTA! As...
segunda-feira, maio 05, 2025
Loures Parque | Luta dos trabalhadores garante direitos e melhores condições de trabalho
GREVE DE 24 HORAS NA LOURES...
terça-feira, abril 29, 2025
Abril com a força de Maio é garantia de Futuro
TODOS AO 1.º DE MAIO ---...
terça-feira, abril 29, 2025
STAL reafirma exigência do investimento na prevenção e combate à sinistralidade laboral
DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO E...
terça-feira, abril 29, 2025
STAL apresenta o seu 1.º “Caderno Reivindicativo”
HÁ 50 ANOS NESTE DIA… Há...
quinta-feira, abril 24, 2025
Cascais Ambiente | Greve arranca com adesão de 75%, o que reflecte a forte unidade e determinação dos trabalhadores!
LUTA NA CASCAIS AMBIENTE |...
segunda-feira, abril 21, 2025
IV Plenário Nacional dos trabalhadores da Administração Local, em Tavira
HÁ 50 ANOS NESTE DIA… Há...
sábado, abril 19, 2025
AdP | Basta de empobrecer
PELO AUMENTO REAL DOS...
sexta-feira, abril 18, 2025
Trabalhadores da EMAC - Cascais Ambiente exigem assinatura de Acordo de Empresa
GREVE | 21 E 22 DE ABRIL No...
quarta-feira, abril 16, 2025
Comemorações dos 50 anos do STAL arrancam em Tavira
DEBATE, “ARRUADA” E MOMENTO...
segunda-feira, abril 14, 2025
STAL assinala aniversário com debate, “arruada” e momento cultural em Tavira
MEIO SÉCULO DE RESISTÊNCIA,...
segunda-feira, abril 07, 2025
Manif 5 Abril | Milhares de trabalhadores exigiram um novo rumo para o País!
ESTE SÁBADO, EM LISBOA,...
sábado, abril 05, 2025
Jovens trabalhadores rejeitam empobrecer a trabalhar!
MANIFESTAÇÃO NACIONAL DA...
sexta-feira, março 28, 2025
AdP | Trabalhadores exigem atribuição do Subsídio de Insalubridade, Penosidade e Risco
ENTREGUE NA AdP...
sexta-feira, março 28, 2025
5 DE ABRIL, SAI À RUA! Manif. nacional em Lisboa, Porto e Coimbra
É URGENTE COMBATER O...
segunda-feira, março 24, 2025
Frente Comum exige reforço dos Serviços Públicos e resolução dos problemas dos trabalhadores da Administração Pública
SINDICATOS APROVAM RESOLUÇÃO...
sexta-feira, março 14, 2025
A luta dos trabalhadores dos SMTUC leva Governo a reunir com STAL
SEC. ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO...
sexta-feira, março 14, 2025