residuos lixoPrancheta 1 100 72c9cEM DEFESA DOS TRABALHADORES DO SECTOR DA RECOLHA DE RESÍDUOS E LIMPEZA URBANA

No âmbito do “Mês de Esclarecimento e de Luta” (que se estende até dia 15 de Fevereiro), o STAL enviou um documento reivindicativo dos trabalhadores da recolha de resíduos e limpeza urbana às empresas do sector e à respectiva associação empresarial (APERLU), exigindo a aplicação imediata das exigências aprovadas e a abertura de um processo negocial urgente. Já nesta sexta-feira, dia 27, os trabalhadores da FCC Environment vão reunir-se em Plenário em vários polos da empresa para definir formas de luta, em defesa dos seus direitos e das suas reivindicações.

Ver comunicado

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local está a promover, a nível nacional, uma acção em defesa dos trabalhadores do sector da recolha de resíduos e limpeza urbana, tendo aprovado uma “Carta Reivindicativa Urgente”, que enviou à Associação Portuguesa dos Empregadores de Resíduos de Limpeza Urbana e às empresas do sector, exigindo a abertura de um processo negocial sério, no sentido de adoptar as soluções para os muitos problemas com que os trabalhadores se debatem, nomeadamente neste difícil contexto socioeconómico, e há muito enunciados pelos trabalhadores e pelo STAL.

De realçar que os trabalhadores do sector da recolha de resíduos e limpeza urbana estão na linha da frente na prestação de serviços essenciais às populações, sendo fundamentais para garantir a saúde publica e um ambiente de qualidade do espaço público.

E no cumprimento desta nobre missão, indispensável ao funcionamento da sociedade, estes trabalhadores desempenham tarefas penosas e insalubres, são sujeitos a um grande esforço e estão expostos diariamente a elevados riscos – agravados desde a pandemia da Covid-19 –, sem, contudo, beneficiarem de qualquer compensação e auferindo salários miseráveis.

Os trabalhadores deste sector exigem o respeito profissional, a dignificação das funções que exercem, a valorização salarial e a urgente melhoria das condições de trabalho, que ameaçam a sua saúde, a sua segurança e a própria vida.

PLENÁRIOS TRABALHADORES DA FCC

Também inserido no “Mês de Esclarecimento e de Luta” (que decorre entre 16 de Janeiro e 15 de Fevereiro) do STAL, os trabalhadores da FCC Environment Portugal vão reunir-se – nesta sexta-feira, dia 27 – em Plenário nas instalações de Lousada, Marco Canavezes, Torre Moncorvo e Vila Real, para definir formas de luta na empresa, em defesa dos seus direitos e das suas reivindicações.

Os trabalhadores vão, ainda, votar um apelo à unidade de todos os trabalhadores do sector em prol da aplicação imediata da “Carta Reivindicativa Urgente” e do combate ao ataque aos seus direitos, da adopção de medidas imediatas de valorização dos salários em todo o sector, da dignificação das profissões e do respeito pelas funções, assim como o reforço da luta contra a exploração, a precariedade e a degradação das condições de trabalho.

Jovens trabalhadores rejeitam empobrecer a trabalhar!
MANIFESTAÇÃO NACIONAL DA...
sexta-feira, março 28, 2025
AdP | Trabalhadores exigem atribuição do Subsídio de Insalubridade, Penosidade e Risco
ENTREGUE NA AdP...
sexta-feira, março 28, 2025
5 DE ABRIL, SAI À RUA! Manif. nacional em Lisboa, Porto e Coimbra
É URGENTE COMBATER O...
segunda-feira, março 24, 2025
Frente Comum exige reforço dos Serviços Públicos e resolução dos problemas dos trabalhadores da Administração Pública
SINDICATOS APROVAM RESOLUÇÃO...
sexta-feira, março 14, 2025
A luta dos trabalhadores dos SMTUC leva Governo a reunir com STAL
SEC. ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO...
sexta-feira, março 14, 2025
28 Março | Luta pelo teu salário, pela tua carreira e por uma vida digna!
MANIFESTAÇÃO NACIONAL DOS...
quinta-feira, março 13, 2025
SIADAP - Uma arma obscena e imoral
SISTEMA INJUSTO QUE...
quarta-feira, março 12, 2025
CM Almada | STAL convoca greve de 24 horas na Casa da Cerca
Os trabalhadores estão em...
quinta-feira, março 06, 2025
Um dia de todas as lutas. Uma luta de todos os dias
8 DE MARÇO | DIA...
quinta-feira, março 06, 2025
Trabalhadores das autarquias da Moita exigem respeito pelas justas reivindicações
MOÇÃO ENTREGUE HOJE NA...
quinta-feira, março 06, 2025
I Plenário Nacional dos trabalhadores da Administração Local
HÁ 50 ANOS NESTE DIA… Há...
domingo, março 02, 2025
28 Fevereiro | Manifestação reúne milhares de trabalhadores de todos os sectores da Administração Local
LUTA PELOS AUMENTOS...
sexta-feira, fevereiro 28, 2025
Trabalhadores municipais de transportes urbanos exigem carreiras profissionais
ENTREGUE AO 1.ª MINISTRO...
terça-feira, fevereiro 11, 2025
Trabalhadores dos SMTUC concentram-se junto à residência oficial do 1.º Ministro amanhã (dia 11), pelas 11h00
GREVE ARRANCOU HOJE COM MAIS...
segunda-feira, fevereiro 10, 2025
STAL marca protesto nacional de todos os sectores da Administração Local, para 28 de Fevereiro.
MANIFESTAÇÃO DOS...
terça-feira, janeiro 28, 2025
2025 | O custo de vida aumenta e o povo não aguenta!
AS REIVINDICAÇÕES DOS...
segunda-feira, janeiro 27, 2025
X Conferência da Interjovem | STAL reforça nova Direcção Nacional
Nesta quinta-feira (23), o...
sexta-feira, janeiro 24, 2025
Trabalhadores do sector dos resíduos exigem valorização salarial e reconhecimento profissional
SITUAÇÃO DIFÍCIL DENUNCIADA...
quinta-feira, janeiro 23, 2025
STAL repudia política fiscal injusta, que nem “poupa” os salários mais baixos
SALÁRIO MÍNIMO DA...
quarta-feira, janeiro 22, 2025
Tabela Remuneratória Única de 2025 em vigor
PARAR O EMPOBRECIMENTO -...
sexta-feira, janeiro 17, 2025
SAMORA CORREIA | Encontro Inter-Regional de profissionais bombeiros das AHB
18 JANEIRO|10h00|PALÁCIO DO...
quinta-feira, janeiro 16, 2025
STAL promove ronda de contactos e plenários para decidir acções de luta
CONTRA O SILÊNCIO...
quarta-feira, janeiro 15, 2025
Jovens trabalhadores exigem melhores condições de vida e um futuro digno
“2 DEDOS DE CONVERSA” SOBRE...
segunda-feira, janeiro 13, 2025
SIADAP justo, é o SIADAP revogado
SIADAP COM QUOTAS É UM...
quinta-feira, janeiro 09, 2025
Greve ao trabalho extraordinário mantém-se por tempo indeterminado
A LUTA CONTINUA PELA...
quarta-feira, janeiro 08, 2025
18 Janeiro | Todos juntos pela Paz
A GUERRA NÃO RESOLVE NENHUM...
sexta-feira, janeiro 03, 2025
“2 Dedos de Conversa” com jovens trabalhadores
11 DE JANEIRO, NO «ROOF-TOP»...
quinta-feira, dezembro 26, 2024
STAL comemora 50 anos em festa e em luta por melhores salários e condições de trabalho!
MEIO SÉCULO DE LUTAS,...
sexta-feira, dezembro 20, 2024
Greve nos dias 26 e 27 mantém-se, porque as razões da luta são justas.
PRESIDENTE DA CM LISBOA NÃO...
sexta-feira, dezembro 20, 2024
Trabalhadores do sector dos resíduos encerram o ano e iniciam 2025 em greve!
NAS CÂMARAS DE LISBOA E...
terça-feira, dezembro 17, 2024