IMG 20230216 171151 resized 20230217 104609067 523f7TRABALHADORES EXIGEM E TÊM DIREITO A MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO!

O STAL afixou um conjunto de faixas para exigir a melhoria urgente das instalações e das condições de trabalho dos trabalhadores da Câmara Municipal da Covilhã e da Águas da Covilhã (ADC).

No caso das oficinas da Câmara Municipal da Covilhã os problemas são graves e há muito conhecidos do executivo municipal. As promessas de requalificação têm-se repetido, mas as obras tardam e até este momento o que se regista tem sido meros remendos.

Falta um refeitório digno, falta de estanquidade da caixilharia, o que deixa expostos os trabalhadores a valores extremos de temperaturas durante todo o ano, assim como nos vestiários, onde também não existe climatização. O mesmo acontece nos espaços operacionais, mecânica, carpintaria, etc, que não têm condições de luminosidade, as correntes de ar são constantes e o piso é inadequado. Não existem espaços de convívio onde os trabalhadores possam descansar durante a pausa, ou aguardar a chamada para o trabalho.

Em relação aos fardamentos e equipamentos de protecção individual são também muitas as insuficiências e as legítimas razões de queixa, nomeadamente a demora entre a requisição efectuada pelo trabalhador e a entrega dos equipamentos, calçado inadequado, etc.

Os problemas existem também no edifício dos Paços do Concelho, com espaços sobrelotados e sem condições de trabalho adequadas no plano térmico e acústico que dificultam e prejudicam o desempenho e a saúde dos trabalhadores. No Balcão Único o espaço é claramente insuficiente para os trabalhadores e utentes.

Na ADC, o edifício sede regista graves problemas, como infiltrações de água, espaços exíguos, dificuldades nas acessibilidades, falta de conforto térmico, por exemplo.

Nas oficinas, sitas no parque industrial do Canhoso, entra água nos balneários e não possuem climatização; a existência de um depósito de recolha de resíduos no espaço exterior, perto dos armazéns, torna insuportável os cheiros que se intensificam no Verão.

Os “postos de limpeza” existentes na cidade não têm as mínimas condições de salubridade e dignidade que permitam fazer uma refeição, descansar durante a pausa ou tomar um duche.

Todos estes graves problemas têm sido denunciados pelos trabalhadores e pelo STAL.

É certo que promessas e intenções da sua resolução manifestadas quero pelo Executivo Municipal, quer pelo Conselho de Administração da ADC não têm faltado. O que falta é avançar, e ontem já era tarde, com as obras que se exigem!

Os trabalhadores asseguram serviços públicos essenciais, merecem respeito e trabalhar em condições e instalações modernas e adequadas.

O STAL continuará a lutar e a exigir soluções e respostas!

Pin It