230310 CartazExposicao Saramago min e3390
INAUGURADA NESTA QUINTA, DIA 16, ÀS 18H00

A Igreja de S. Vicente, em Évora, acolhe, a partir desta quinta-feira, a exposição promovida pelo STAL para assinalar o centenário do nascimento do único Prémio Nobel da Literatura em Língua Portuguesa.

Esta mostra itinerante, que já esteve patente nas Caldas da Rainha, Óbidos, Mafra e Santarém, conta com o apoio da Fundação José Saramago e estará patente na Igreja de S. Vicente até ao final do mês de Março, numa parceria com a Câmara Municipal de Évora.

Trata-se de uma iniciativa do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, com curadoria de António Marques, e estrutura-se sobre 90 painéis dedicados à vida e obra de José Saramago (com fotografias nas diferentes fases da sua vida, extractos das obras e de entrevistas, além de momentos da vida do escritor Saramago), procurando destacar “as dimensões social, cívica, política e cultural” de Saramago que, nas palavras de António Marques (responsável pela exposição), “é um homem de convicções e de causas, que se condensam em torno de um desígnio maior: a defesa da condição humana na sua plenitude, dos direitos dos trabalhadores e da liberdade dos povos”.

Já o presidente do STAL, José Correia, sublinha que esta iniciativa, mais “do que uma finalidade meramente cultural, embora assuma aqui uma grande importância”, cumpre, sobretudo, o objectivo do Sindicato de “enaltecer a obra de José Saramago e convidar à reflexão por aquilo que Portugal é hoje e por aquilo que deve ser, relativamente ao compromisso social e ao caminho do progresso no País”.

Esta exposição insere-se nas iniciativas que a Fundação José Saramago tem realizado para assinalar os 100 anos do nascimento (a 16 de Novembro de 1922) do pensador e escritor, que dominou a palavra escrita com grande vigor, engenho e arte, tendo-nos legado 40 obras, às quais acrescentou sempre um cunho social, sendo muito justamente considerado como um dos maiores vultos da literatura mundial.

Pin It