Beja 4f609
VITÓRIA DA LUTA, FIRMEZA E SOLIDARIEDADE

Uma delegação de activistas sindicais marcaram presença, nesta quarta-feira, dia 23, na Reunião Pública da CM de Beja, a demonstrar repúdio pela tentativa de despedimento de uma trabalhadora e delegada sindical daquela autarquia. A discussão do processo disciplinar foi realizada à porta fechada e teve como desfecho o seu arquivamento.

Recorde-se que a discussão sobre o eventual despedimento da trabalhadora e sindicalista esteve inicialmente agendada para a reunião de Câmara de dia 8 de Março, mas acabou por ser adiada para esta quarta-feira, depois de o STAL ter denunciado publicamente o caso e anunciado a realização de um Plenário na Praça da República, em Beja, em paralelo à referida reunião.

Esta decisão deixa a nu a atitude persecutória para com a delegada sindical do STAL, que foi sublinhada pelo presidente da autarquia ao assumir que este foi o único processo disciplinar que decorreu na Câmara desde que iniciou funções e é demonstrativa da falta de fundamento legal, pelo que o Executivo Municipal não tinha outra alternativa senão proceder ao arquivamento do processo.

Em causa esteve a mudança de local de trabalho feita de forma unilateral e à margem do estipulado na Lei, situação que se arrasta desde o ano passado.

Apesar da presente decisão sobre o futuro profissional da trabalhadora e sindicalista, os trabalhadores do Município e o STAL mantêm-se solidários, unidos e determinados em combater a prepotência e a injustiça e continuarão a exigir o cumprimento da Lei e a rejeitar qualquer tentativa de limitação à actividade sindical.

Pin It