saramago100 55b22
INAUGURADA NO SÁBADO, DIA 8, MUSEU DO VIDRO

Inaugurada oficialmente no sábado, dia 8 de Abril, a exposição itinerante «José Saramago – Um Escritor de Inquietações» estará patente no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro – Marinha Grande até ao dia 17 de Maio, numa parceria com a Câmara Municipal de Marinha Grande. A abertura formal contou com a presença do Presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, o Presidente do STAL, José Correia e Manuel Pereira, Coordenador da Direcção Regional de Leiria do STAL.

A exposição promovida pelo STAL para assinalar o centenário do nascimento do único Prémio Nobel da Literatura em Língua Portuguesa já esteve patente nas Caldas da Rainha, Évora, Óbidos, Mafra e Santarém e conta com o apoio da Fundação José Saramago. Trata-se de uma iniciativa do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional com curadoria de António Marques e estrutura-se sobre 90 painéis dedicados à vida e obra de José Saramago (com fotografias nas diferentes fases da sua vida, extractos das obras e de entrevistas além de momentos da vida do escritor Saramago), procurando destacar as dimensões social, cívica, política e cultural de Saramago.

Esta exposição insere-se nas iniciativas que a Fundação José Saramago tem realizado para assinalar os 100 anos do nascimento (a 16 de Novembro de 1922) do pensador e escritor que dominou a palavra escrita com grande vigor, engenho e arte tendo-nos legado 40 obras às quais acrescentou sempre um cunho social sendo muito justamente considerado um dos maiores vultos da literatura mundial.

Pin It