AlmadaOeiras GreveConcentracao site2 8674bLUTA DOS TRABALHADORES DA ADM. LOCAL POR MAIS DIREITOS, MELHORES SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO

Em Almada, amanhã (quinta, 21), os trabalhadores das autarquias do concelho realizam uma manifestação junto à Câmara Municipal, precedida de um desfile desde a Praça São João Batista. Já em Oeiras, a greve dos trabalhadores da recolha nocturna de Resíduos Urbanos decorre nos próximos dias 22, 23 e 26.

No âmbito da sua acção reivindicativa, o STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local promove esta semana, as seguintes greves e paralisações:

AUTARQUIAS DO CONCELHO DE ALMADA – QUINTA-FEIRA, 21. Concentração (09h00 - Praça São João Batista) dos trabalhadores das autarquias de Almada, seguida de desfile até ao Paços do Concelho. Acção de luta dos trabalhadores do Município, dos SMAS e das freguesias de Almada por, entre outras razões, o aumento geral dos salários; a revogação do actual sistema de avaliação (SIADAP) na Administração Pública; a aplicação da Opção Gestionária e suspensão do processo de transferência de competências municipais; reposição e alargamento da Creche e Jardim de Infância; o efectivo reforço de pessoal; e condições de trabalho dignas.

CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS – DIAS 22, 23 E 26. Luta dos trabalhadores do sector da recolha nocturna de Resíduos Sólidos Urbanos contra a alteração unilateral dos horários de trabalho e pela manutenção dos turnos fixos, de segunda a sexta-feira. No âmbito desta acção reivindicativa, na noite de 21 para 22 (a partir das 23h00) realiza-se uma concentração à porta das oficinas municipais de Vila Fria (Rua Pedro Osório, Vila Fria, Porto Salvo).

Em Abril de 2023, o Município de Oeiras implementou a restruturação de horários em vários sectores operacionais, com a rotatividade entre turnos. Com estas alterações, os trabalhadores ficam com rotatividade de segunda a sexta-feira e de terça a sábado, sem qualquer aumento na sua remuneração e com os seus direitos diminuídos, além de verem a sua vida profissional e pessoal alterada. Ao longo do ano decorreram várias tentativas de conciliação e de exposição de alternativas, tanto por iniciativa dos próprios trabalhadores como do STAL, mas de fora destas soluções ficaram os trabalhadores da recolha de resíduos urbanos que não trabalham em regime de turnos, mas exclusivamente no período nocturno.

Os trabalhadores não se demitem de lutar pelos seus direitos e pelas suas reivindicações, e exigem a inversão do actual caminho de empobrecimento, que já dura há mais de uma década.

A luta dos trabalhadores contra o empobrecimento prossegue e vai intensificar-se nos próximos meses, porque a solução dos problemas, a defesa dos direitos e a melhoria das condições de vida não podem continuar a ser ignorados e adiados.

Este conjunto de paralisações e concentrações juntam-se a diversas outras acções, igualmente promovidas pelo STAL, de contacto, informação e esclarecimento dos trabalhadores da Administração Local, que se mostram unidos, mobilizados e determinados em intensificar a defesa dos seus direitos e das suas reivindicações, por melhores salários e condições de trabalho, tal como ficou demonstrado pela forte adesão na Greve Nacional da Administração Pública (em 27 de Outubro), e na grande participação nas acções de protesto promovidas pela CGTP-IN, casos das manifestações em Lisboa e no Porto, contra o empobrecimento e a degradação das condições de vida e de trabalho (11 de Novembro); e na concentração junto ao Parlamento, contra a aprovação do Orçamento do Estado para 2024 (29 de Novembro).

powered by social2s
Mobilizar os trabalhadores dos resíduos e higiene pelo trabalho em segurança
28 DE ABRIL | DIA NACIONAL...
terça-feira, abril 28, 2026
Defesa dos valores de Abril e da Constituição junta milhares em todo o País!
COMEMORAÇÕES POPULARES DO 25...
domingo, abril 26, 2026
Tornar o 1.º de Maio uma grande jornada de luta, presente e futura!
PARTICIPA NAS COMEMORAÇÕES...
quarta-feira, abril 22, 2026
Objectivo final da luta é a carreira de Agente Único e salários dignos!
SUPLEMENTO DE 25% É UMA...
terça-feira, abril 21, 2026
Muitos milhares protestam em Lisboa contra o “pacote laboral”
BASTA DE EXPLORAÇÃO, BAIXOS...
domingo, abril 19, 2026
Tribunal confirma: trabalho em dia feriado é extraordinário e sem perda de remuneração base!
FCC MEIO AMBIENTE OBRIGADA A...
quinta-feira, abril 16, 2026
Suplemento de agente único será discutido na Assembleia da República nesta quinta-feira (dia 16)
ACRÉSCIMO DE 25% SOBRE A...
terça-feira, abril 14, 2026
Uma centena de trabalhadores e convidados assinalam os 50 anos da Constituição
DR BRAGANÇA PROMOVE...
segunda-feira, abril 13, 2026
Todos por cuba
ACÇÕES EM TODO O PAÍS NO MÊS...
quinta-feira, abril 09, 2026
Cumprir a Constituição é honrar Abril!
NESTE DIA 2, HÁ 50 ANOS, FOI...
quinta-feira, abril 02, 2026
Manifestação nacional | 17 Abril | 14h30 | Lisboa
ABAIXO O “PACOTE LABORAL”!...
terça-feira, março 31, 2026
Perante o retrocesso, o caminho é a luta!
MANIFESTAÇÃO NACIONAL DOS...
sábado, março 28, 2026
STAL discute situação no sector empresarial local e nas empresas do grupo Águas de Portugal
LUTA EM DEFESA DE DIREITOS,...
sexta-feira, março 27, 2026
Greve de três dias na WEMOB
POR AUMENTOS SALARIAIS,...
sexta-feira, março 27, 2026
Coimbra recebe V Conferência Sindical do STAL em 25 de Setembro
MAIS MILITÂNCIA SINDICAL E...
terça-feira, março 24, 2026
STAL avança com aviso de greve para Manifestação Nacional da CGTP-IN
PROTESTO CONTRA “PACOTE...
quinta-feira, março 19, 2026
Luta na Cascais Ambiente põe termo ao trabalho obrigatório aos domingos
INTERVENÇÃO DO STAL LEVA À...
quarta-feira, março 18, 2026
CGTP-IN reafirma propostas e soluções e exige participar das negociações promovidas pelo Governo
“SERÃO OS TRABALHADORES,...
segunda-feira, março 16, 2026
16 Março - 15h | CGTP-IN desloca-se ao Ministério do Trabalho
Uma delegação da CGTP-IN, na...
sexta-feira, março 13, 2026
Frente Comum exige negociação intercalar “a sério” e aumento imediato dos salários
CONCENTRAÇÃO NA PÇ. FIGUEIRA...
sexta-feira, março 13, 2026
Luta pela valorização imediata dos salários e pela negociação séria da “PRC 2026”
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM...
terça-feira, março 10, 2026
O “pacote” é p’ra cair!
MANIFESTAÇÃO NACIONAL DOS...
terça-feira, março 10, 2026
14 Março | Manifestação pela Paz em Lisboa e no Porto
FIM ÀS AMEAÇAS E AGRESSÕES...
segunda-feira, março 09, 2026
STAL apela à participação nas iniciativas do Dia da Mulher Trabalhadora
ACÇÕES DIVERSIFICADAS E...
terça-feira, março 03, 2026
Trabalhadoras da Check-up Casa exigem respeito pelos seus direitos e o pagamento imediato dos salários em atraso!
PROTESTO JUNTO À CM CASTELO...
segunda-feira, março 02, 2026
28 Fev | Milhares de trabalhadores voltam a rejeitar o “pacote laboral” e exigem a sua retirada
GRANDE MANIFESTAÇÃO EM...
sábado, fevereiro 28, 2026
Sectores estratégicos falham resposta a fenómenos climáticos extremos
DÉCADAS DE DESINVESTIMENTO E...
quinta-feira, fevereiro 26, 2026
AdP | Actualização salarial para 2026 acordada em 75€, com um mínimo de 2,5%
Apesar de ficar aquém do...
sexta-feira, fevereiro 20, 2026
STAL denuncia “farsa negocial” do governo e exige respostas efectivas aos problemas dos trabalhadores
LUTA CONTRA O “PACOTE...
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
28 Fevereiro | Manif. Nacional - Abaixo o pacote laboral​
É POSSÍVEL UMA VIDA MELHOR –...
segunda-feira, fevereiro 09, 2026