TomadaPose Site 4422dNOVA DIRECÇÃO NACIONAL DO SINDICATO TOMOU POSSE ESTA 4.ª-FEIRA

A nova Comissão Executiva do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional reuniu-se pela primeira vez esta tarde, a seguir à cerimónia da tomada de posse da Direcção Nacional, tendo definido a composição dos novos órgãos dirigentes nacionais do STAL, nomeadamente o presidente e vice-presidente (Vanda Figueiredo).

A nova Direcção Nacional (DN) do STAL – de 125 membros e que obteve cerca de 98,5% dos votos nas eleições para os órgãos nacionais e regionais do Sindicato realizadas a 6 de Dezembro – tomou posse esta quarta-feira (dia 17), numa cerimónia que decorreu na Figueira da Foz, a que se seguiu a primeira reunião da nova DN (para o quadriénio 2024-2027) e da Comissão Executiva, que definiu a nova composição dos órgãos nacionais, designadamente a presidente (Cristina Torres) e a vice-presidente do STAL (Vanda Figueiredo).

No arranque deste novo mandato, a agora renovada DN reafirmou o conjunto das prioridades reivindicativas do STAL em defesa dos direitos e da valorização dos trabalhadores da Administração Local, nomeadamente a luta por melhores salários e condições de trabalho, a dignificação das carreiras, a revogação do actual sistema de avaliação na Administração Pública (SIADAP) e o reforço dos Serviços Públicos.

«Vamos continuar este trabalho colectivo, manter acesa a luta por melhores salários e condições de trabalho, pelas 35 horas para todos, pela defesa da liberdade sindical, do trabalho com direitos e contra a precariedade», destacou Cristina Torres, na sua primeira intervenção como presidente do STAL.

TomadaPosse Site2 b23f7ENCARAR O MANDATO COM CONFIANÇA E DETERMINAÇÃO

No actual quadro político marcado pela indefinição e quando os portugueses serão, de novo, chamados a decidir o rumo do País (nas eleições legislativas de 10 de Março), a luta dos trabalhadores da Administração Local contra o empobrecimento prossegue e vai intensificar-se nos próximos meses, porque a solução para os seus problemas, a defesa dos direitos e a melhoria das condições de vida não podem continuar a ser ignorados e adiados, nomeadamente já no próximo dia 23 (concentração promovida pela Frente Comum junto à residência do Primeiro Ministro) e no dia 8 de Fevereiro (Plenário Nacional de dirigentes, delegados e activistas do STAL).

Em 2024, tal como sucede há mais de 10 anos, os trabalhadores da Administração Local voltam a perder poder de compra, com os aumentos salariais decidido pelo governo PS a ficarem, mais uma vez, muito aquém do possível e do necessário para fazer face ao agravamento das condições de vida.

Fruto da luta dos trabalhadores da Administração Pública, e em particular da Administração Local, o ano de 2023 ficou marcado por algumas conquistas que, ainda assim, estão aquém do necessário para uma real recuperação do poder de compra e para permitir uma vida digna.

No sentido de procurar inverter este rumo gravoso para os trabalhadores, a DN do STAL –neste ano em que se assinala o 50.º aniversário da Revolução de Abril e os 49 anos do STAL – renova o compromisso de prosseguir a luta encetada até aqui, convicta de que o STAL continuará a estar à altura da confiança que nele depositam milhares de trabalhadores e que com ele mobilizam-se todos os dias, na luta por um futuro mais digno.

TomadaPosse TopoSite

Jovens trabalhadores rejeitam empobrecer a trabalhar!
MANIFESTAÇÃO NACIONAL DA...
sexta-feira, março 28, 2025
AdP | Trabalhadores exigem atribuição do Subsídio de Insalubridade, Penosidade e Risco
ENTREGUE NA AdP...
sexta-feira, março 28, 2025
5 DE ABRIL, SAI À RUA! Manif. nacional em Lisboa, Porto e Coimbra
É URGENTE COMBATER O...
segunda-feira, março 24, 2025
Frente Comum exige reforço dos Serviços Públicos e resolução dos problemas dos trabalhadores da Administração Pública
SINDICATOS APROVAM RESOLUÇÃO...
sexta-feira, março 14, 2025
A luta dos trabalhadores dos SMTUC leva Governo a reunir com STAL
SEC. ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO...
sexta-feira, março 14, 2025
28 Março | Luta pelo teu salário, pela tua carreira e por uma vida digna!
MANIFESTAÇÃO NACIONAL DOS...
quinta-feira, março 13, 2025
SIADAP - Uma arma obscena e imoral
SISTEMA INJUSTO QUE...
quarta-feira, março 12, 2025
CM Almada | STAL convoca greve de 24 horas na Casa da Cerca
Os trabalhadores estão em...
quinta-feira, março 06, 2025
Um dia de todas as lutas. Uma luta de todos os dias
8 DE MARÇO | DIA...
quinta-feira, março 06, 2025
Trabalhadores das autarquias da Moita exigem respeito pelas justas reivindicações
MOÇÃO ENTREGUE HOJE NA...
quinta-feira, março 06, 2025
I Plenário Nacional dos trabalhadores da Administração Local
HÁ 50 ANOS NESTE DIA… Há...
domingo, março 02, 2025
28 Fevereiro | Manifestação reúne milhares de trabalhadores de todos os sectores da Administração Local
LUTA PELOS AUMENTOS...
sexta-feira, fevereiro 28, 2025
Trabalhadores municipais de transportes urbanos exigem carreiras profissionais
ENTREGUE AO 1.ª MINISTRO...
terça-feira, fevereiro 11, 2025
Trabalhadores dos SMTUC concentram-se junto à residência oficial do 1.º Ministro amanhã (dia 11), pelas 11h00
GREVE ARRANCOU HOJE COM MAIS...
segunda-feira, fevereiro 10, 2025
STAL marca protesto nacional de todos os sectores da Administração Local, para 28 de Fevereiro.
MANIFESTAÇÃO DOS...
terça-feira, janeiro 28, 2025
2025 | O custo de vida aumenta e o povo não aguenta!
AS REIVINDICAÇÕES DOS...
segunda-feira, janeiro 27, 2025
X Conferência da Interjovem | STAL reforça nova Direcção Nacional
Nesta quinta-feira (23), o...
sexta-feira, janeiro 24, 2025
Trabalhadores do sector dos resíduos exigem valorização salarial e reconhecimento profissional
SITUAÇÃO DIFÍCIL DENUNCIADA...
quinta-feira, janeiro 23, 2025
STAL repudia política fiscal injusta, que nem “poupa” os salários mais baixos
SALÁRIO MÍNIMO DA...
quarta-feira, janeiro 22, 2025
Tabela Remuneratória Única de 2025 em vigor
PARAR O EMPOBRECIMENTO -...
sexta-feira, janeiro 17, 2025
SAMORA CORREIA | Encontro Inter-Regional de profissionais bombeiros das AHB
18 JANEIRO|10h00|PALÁCIO DO...
quinta-feira, janeiro 16, 2025
STAL promove ronda de contactos e plenários para decidir acções de luta
CONTRA O SILÊNCIO...
quarta-feira, janeiro 15, 2025
Jovens trabalhadores exigem melhores condições de vida e um futuro digno
“2 DEDOS DE CONVERSA” SOBRE...
segunda-feira, janeiro 13, 2025
SIADAP justo, é o SIADAP revogado
SIADAP COM QUOTAS É UM...
quinta-feira, janeiro 09, 2025
Greve ao trabalho extraordinário mantém-se por tempo indeterminado
A LUTA CONTINUA PELA...
quarta-feira, janeiro 08, 2025
18 Janeiro | Todos juntos pela Paz
A GUERRA NÃO RESOLVE NENHUM...
sexta-feira, janeiro 03, 2025
“2 Dedos de Conversa” com jovens trabalhadores
11 DE JANEIRO, NO «ROOF-TOP»...
quinta-feira, dezembro 26, 2024
STAL comemora 50 anos em festa e em luta por melhores salários e condições de trabalho!
MEIO SÉCULO DE LUTAS,...
sexta-feira, dezembro 20, 2024
Greve nos dias 26 e 27 mantém-se, porque as razões da luta são justas.
PRESIDENTE DA CM LISBOA NÃO...
sexta-feira, dezembro 20, 2024
Trabalhadores do sector dos resíduos encerram o ano e iniciam 2025 em greve!
NAS CÂMARAS DE LISBOA E...
terça-feira, dezembro 17, 2024