LUTA NA CASCAIS AMBIENTE | HOJE E AMANHÃ
Esta grande acção de luta é a resposta aos constantes entraves da administração da Empresa Municipal de Ambiente de Cascais, que insiste em ignorar as reivindicações dos trabalhadores e em adiar as negociações de um Acordo de Empresa com o STAL.
Esta paralisação na EMAC-Cascais Ambiente – convocada pelo STAL, nesta segunda e terça-feira – fica ainda marcada por uma concentração de trabalhadores à porta da empresa, em Alcoitão, desde esta madrugada, o que é bem revelador do seu profundo descontentamento face à situação vivida na empresa.
Os trabalhadores exigem respeito e valorização profissional, designadamente salários dignos, progressão nas carreiras e a aplicação do Suplemento de Penosidade, Insalubridade e Risco; e o fim da discriminação horária na empresa, em que uns têm jornadas de trabalho de 40 horas semanais e outros de 35 horas.
Além disso, estes trabalhadores trabalham seis dias da semana, sem qualquer compensação, disponde somente de um dia de descanso semanal, assim como não têm planos de carreira, sendo-lhes atribuído um prémio mensal que não está regulamentado e que lhes pode ser retirado a qualquer momento, sem que se conheçam os seus critérios.
OBJECTIVOS DA GREVE
A assinatura do Acordo de Empresa o mais célere possível, que contemple:
* Horário de trabalho de 35 horas, cinco dias por semana, com dois dias de descanso consecutivos;
* Aumentos salariais dignos;
* Progressão nas carreiras;
* Aplicação do Suplemento de Penosidade, Insalubridade e Risco;
* Regulamentação transparente dos critérios de atribuição dos prémios de avaliação;
* Pagamento dos acréscimos remuneratórios devidos por prestação de trabalho suplementar aplicados antes das alterações ao Código do Trabalho em 2012.
Esta greve – e o seu impacto junto da população, que o STAL e os trabalhadores lamentam – é única e exclusivamente da responsabilidade da administração da EMAC e do executivo do Município de Cascais, que há muito têm feito “ouvidos moucos” às justas aspirações dos trabalhadores e às propostas apresentadas pelo STAL.