ReuniaoDN c8536PARA EXIGIR MELHORES SALÁRIOS, MAIS DIREITOS E UMA VIDA DIGNA

A Direcção Nacional do STAL aprovou, hoje (sexta, 30), a acção de luta em Lisboa, e reafirma o compromisso na mobilização e intensificação da luta, reforçando a sua presença nos locais de trabalho; assim como esclarecendo e organizando os trabalhadores para a luta na rua, nas autarquias e empresas, por melhores condições de vida e de trabalho.

Da análise político-sindical realizada pela DN do STAL, na reunião desta sexta-feira, na sede do Sindicato (em Lisboa), o órgão dirigente do Sindicato sinaliza que os resultados das eleições para a Assembleia da República em 18 de Maio ficaram marcados pelo reforço da direita e, em particular, da extrema-direita, à boleia de um discurso populista e assumindo posições xenófobas, racistas, intolerantes e de natureza fascista, traduzindo um quadro político mais adverso à resolução dos graves problemas com que se confrontam os trabalhadores e a maioria da população, e abre portas ao aprofundamento do ataque aos Serviços Públicos e ao retrocesso nos direitos.

Além da análise crítica à governação da AD – pelas doses maciças de propaganda e pela distribuição do excedente orçamental a algumas camadas profissionais, resultado da sua luta, e por opções, apoiadas por CH e IL, e até ao limite, pelo PS, que beneficiaram os grandes grupos económicos que continuam a embolsar lucros recorde –, a DN do STAL frisa também que existem reais motivos de preocupação com o reforço das forças da direita e extrema-direita no Parlamento, cujos programas políticos não só não dão resposta aos problemas dos trabalhadores, como agravam e impõem retrocessos, nomeadamente se se verificar a eventual revisão constitucional tão desejada pelos referidos partidos políticos, que significaria um ataque aos valores da Revolução de Abril e uma liquidação de direitos.

Neste quadro político negativo, a DN reafirma o compromisso do STAL na mobilização e intensificação da luta dos Trabalhadores da Administração Local e do Sector Empresarial, destacando, como reivindicações centrais, a recuperação do poder de compra e a valorização salarial; a recuperação e valorização das carreiras e profissões; o fim da precariedade; a generalização das 35 horas; o respeito pela contratação colectiva; o alargamento e a melhoria do SPI, com inclusão do risco; o subsídio de piquete e de disponibilidade; o fim do SIADAP; a recuperação das indemnizações por acidente em serviço; a defesa do Poder Local Democrático e o fim das privatizações de Serviços Públicos de água, saneamento e resíduos.

SOLIDARIEDADE COM OS POVOS QUE LUTAM E RESISTEM
Na reunião desta sexta-feira, a DN aprovou, igualmente, mais duas resoluções, em que apela à PAZ e exige o fim dos conflitos armados e a barbárie genocida em Gaza cometida por Israel, com a cumplicidade dos EUA e seus aliados, incluindo o Estado Português, em total desrespeito pela Constituição da República Portuguesa.

O STAL expressa a sua solidariedade com todos os povos que lutam e resistem; rejeita o caminho da guerra, invasões, agressões, bloqueios e ingerências; e reafirma a necessidade de encetar caminhos que conduzam à Paz.

A DN apela, ainda, aos trabalhadores a participarem nas comemorações dos 50 anos do STAL, que se assinala este ano, chamando a atenção para a próxima iniciativa, que irá decorrer no Porto, no dia 22 de Agosto.

powered by social2s
Tribunal confirma: trabalho em dia feriado é extraordinário e sem perda de remuneração base!
FCC MEIO AMBIENTE OBRIGADA A...
quinta-feira, abril 16, 2026
Suplemento de agente único será discutido na Assembleia da República nesta quinta-feira (dia 16)
ACRÉSCIMO DE 25% SOBRE A...
terça-feira, abril 14, 2026
Uma centena de trabalhadores e convidados assinalam os 50 anos da Constituição
DR BRAGANÇA PROMOVE...
segunda-feira, abril 13, 2026
Todos por cuba
ACÇÕES EM TODO O PAÍS NO MÊS...
quinta-feira, abril 09, 2026
Cumprir a Constituição é honrar Abril!
NESTE DIA 2, HÁ 50 ANOS, FOI...
quinta-feira, abril 02, 2026
Manifestação nacional | 17 Abril | 14h30 | Lisboa
ABAIXO O “PACOTE LABORAL”!...
terça-feira, março 31, 2026
Perante o retrocesso, o caminho é a luta!
MANIFESTAÇÃO NACIONAL DOS...
sábado, março 28, 2026
STAL discute situação no sector empresarial local e nas empresas do grupo Águas de Portugal
LUTA EM DEFESA DE DIREITOS,...
sexta-feira, março 27, 2026
Greve de três dias na WEMOB
POR AUMENTOS SALARIAIS,...
sexta-feira, março 27, 2026
Coimbra recebe V Conferência Sindical do STAL em 25 de Setembro
MAIS MILITÂNCIA SINDICAL E...
terça-feira, março 24, 2026
STAL avança com aviso de greve para Manifestação Nacional da CGTP-IN
PROTESTO CONTRA “PACOTE...
quinta-feira, março 19, 2026
Luta na Cascais Ambiente põe termo ao trabalho obrigatório aos domingos
INTERVENÇÃO DO STAL LEVA À...
quarta-feira, março 18, 2026
CGTP-IN reafirma propostas e soluções e exige participar das negociações promovidas pelo Governo
“SERÃO OS TRABALHADORES,...
segunda-feira, março 16, 2026
16 Março - 15h | CGTP-IN desloca-se ao Ministério do Trabalho
Uma delegação da CGTP-IN, na...
sexta-feira, março 13, 2026
Frente Comum exige negociação intercalar “a sério” e aumento imediato dos salários
CONCENTRAÇÃO NA PÇ. FIGUEIRA...
sexta-feira, março 13, 2026
Luta pela valorização imediata dos salários e pela negociação séria da “PRC 2026”
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM...
terça-feira, março 10, 2026
O “pacote” é p’ra cair!
MANIFESTAÇÃO NACIONAL DOS...
terça-feira, março 10, 2026
14 Março | Manifestação pela Paz em Lisboa e no Porto
FIM ÀS AMEAÇAS E AGRESSÕES...
segunda-feira, março 09, 2026
STAL apela à participação nas iniciativas do Dia da Mulher Trabalhadora
ACÇÕES DIVERSIFICADAS E...
terça-feira, março 03, 2026
Trabalhadoras da Check-up Casa exigem respeito pelos seus direitos e o pagamento imediato dos salários em atraso!
PROTESTO JUNTO À CM CASTELO...
segunda-feira, março 02, 2026
28 Fev | Milhares de trabalhadores voltam a rejeitar o “pacote laboral” e exigem a sua retirada
GRANDE MANIFESTAÇÃO EM...
sábado, fevereiro 28, 2026
Sectores estratégicos falham resposta a fenómenos climáticos extremos
DÉCADAS DE DESINVESTIMENTO E...
quinta-feira, fevereiro 26, 2026
AdP | Actualização salarial para 2026 acordada em 75€, com um mínimo de 2,5%
Apesar de ficar aquém do...
sexta-feira, fevereiro 20, 2026
STAL denuncia “farsa negocial” do governo e exige respostas efectivas aos problemas dos trabalhadores
LUTA CONTRA O “PACOTE...
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
28 Fevereiro | Manif. Nacional - Abaixo o pacote laboral​
É POSSÍVEL UMA VIDA MELHOR –...
segunda-feira, fevereiro 09, 2026
ADSE - Representantes dos trabalhadores garantem melhores condições
PÚBLICA, SOLIDÁRIA E AO...
sexta-feira, fevereiro 06, 2026
É urgente apoiar os trabalhadores que não podem comparecer ao serviço
CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS...
sexta-feira, fevereiro 06, 2026
STAL solidário com populações, famílias e autarquias afectadas
APELA À MOBILIZAÇÃO DOS...
sexta-feira, janeiro 30, 2026
Presidenciais | O voto dos trabalhadores conta na luta pelos direitos consagrados
EM DEFESA DA CONSTITUIÇÃO,...
terça-feira, janeiro 27, 2026
TRU/Tabela salarial 2026 – Actualização muito aquém do necessário
ACORDO PLURIANUAL DE...
quarta-feira, janeiro 21, 2026