180426 STAL CartaAbertaGoverno 288px «PELA DEFESA E MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO»

Sob a égide do Dia Nacional de Prevenção e Segurança e também do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que se assinalam no próximo dia 28, o STAL entregou hoje, Carta Aberta no Conselho de Ministros em que denuncia vários aspectos ligados às condições de trabalho na administração Local.

Ver Carta Aberta

A Carta Aberta refere que as «vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais» resultam na sua maioria da degradação, da sobrecarga física e psíquica, da precariedade e da «ausência de políticas de prevenção e de saúde de segurança no trabalho verdadeiramente apostadas no bem-estar físico, mental e social de quem trabalha».

A este propósito o STAL repudia o acórdão do Tribunal Constitucional (divulgado dia 13 de Dezembro) que valida a decisão do anterior governo de negar aos trabalhadores em funções públicas o direito de acumular a pensão devida por acidente de trabalho ou por doença profissional com a retribuição do trabalho.

Ou seja, explica o documento «se um trabalhador em funções públicas for vítima de acidente de trabalho ou de doença profissional e ficar com uma incapacidade permanente, e a quem tenha sido determinado o pagamento da indemnização, não só não recebe esse valor indemnizatório devido à proibição de acumulação deste montante com a sua remuneração mensal, como depois da aposentação, o montante a que justamente tem direito ser-lhe-á retirado do valor da sua aposentação, contrariamente ao que acontece, e bem, no sector privado».

O STAL considera esta disposição como «uma grosseira perversão do regime legal» e sublinha que a situação poderia ter sido corrigida «caso o PS tivesse votado favoravelmente os projectos-lei nesse sentido, apresentados recentemente pelo PCP, BE e o PEV».

A Carta Aberta denuncia igualmente «as péssimas e degradantes condições de trabalho em que ainda hoje, milhares de trabalhadores operam no universo da administração local», condenando a posição das bancadas do PS e do PSD, que se uniram, dia 27 de Outubro, para chumbar os projectos de lei apresentados pelo PCP que previam a regulamentação do suplemento de insalubridade, penosidade e risco.

Por outro lado, o documento denuncia e responsabiliza «as entidades empregadoras públicas e privadas que, por acção, ou omissão, violam e desrespeitam a legislação de segurança e saúde no trabalho e os direitos laborais», designadamente em «sectores e profissões cuja prestação é já suficientemente arriscada, insalubre e penosa, como acontece nos sectores dos resíduos, das águas, da actividade cemiterial, da protecção civil, entre outros».

Lembrando que são muitos «os locais de trabalho onde o desrespeito pelos mais elementares direitos, alimentado pelo sentimento de impunidade, é comum», a Carta Aberta defende que «a ACT seja dotada dos meios humanos e financeiros adequados para responder às solicitações que lhe são dirigidas, e no que diz respeito ao sector da administração local, repostas que foram algumas das suas competências, proceder ao seu alargamento, nomeadamente em matéria de fiscalização dos horários de trabalho, bem como pugnar pela criminalização dos responsáveis pelos acidentes de trabalho»

O STAL reafirma que «a segurança e saúde no trabalho constitui um direito fundamental de quem trabalha», exigindo «o rigoroso cumprimento das normas de segurança e saúde e o desenvolvimento de uma cultura de prevenção, assente na avaliação de riscos e na implementação de medidas tendo em vista a melhoria contínua das condições de trabalho».

powered by social2s
Suplemento de agente único será discutido na Assembleia da República nesta quinta-feira (dia 16)
ACRÉSCIMO DE 25% SOBRE A...
terça-feira, abril 14, 2026
Uma centena de trabalhadores e convidados assinalam os 50 anos da Constituição
DR BRAGANÇA PROMOVE...
segunda-feira, abril 13, 2026
Todos por cuba
ACÇÕES EM TODO O PAÍS NO MÊS...
quinta-feira, abril 09, 2026
Cumprir a Constituição é honrar Abril!
NESTE DIA 2, HÁ 50 ANOS, FOI...
quinta-feira, abril 02, 2026
Manifestação nacional | 17 Abril | 14h30 | Lisboa
ABAIXO O “PACOTE LABORAL”!...
terça-feira, março 31, 2026
Perante o retrocesso, o caminho é a luta!
MANIFESTAÇÃO NACIONAL DOS...
sábado, março 28, 2026
STAL discute situação no sector empresarial local e nas empresas do grupo Águas de Portugal
LUTA EM DEFESA DE DIREITOS,...
sexta-feira, março 27, 2026
Greve de três dias na WEMOB
POR AUMENTOS SALARIAIS,...
sexta-feira, março 27, 2026
Coimbra recebe V Conferência Sindical do STAL em 25 de Setembro
MAIS MILITÂNCIA SINDICAL E...
terça-feira, março 24, 2026
STAL avança com aviso de greve para Manifestação Nacional da CGTP-IN
PROTESTO CONTRA “PACOTE...
quinta-feira, março 19, 2026
Luta na Cascais Ambiente põe termo ao trabalho obrigatório aos domingos
INTERVENÇÃO DO STAL LEVA À...
quarta-feira, março 18, 2026
CGTP-IN reafirma propostas e soluções e exige participar das negociações promovidas pelo Governo
“SERÃO OS TRABALHADORES,...
segunda-feira, março 16, 2026
16 Março - 15h | CGTP-IN desloca-se ao Ministério do Trabalho
Uma delegação da CGTP-IN, na...
sexta-feira, março 13, 2026
Frente Comum exige negociação intercalar “a sério” e aumento imediato dos salários
CONCENTRAÇÃO NA PÇ. FIGUEIRA...
sexta-feira, março 13, 2026
Luta pela valorização imediata dos salários e pela negociação séria da “PRC 2026”
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM...
terça-feira, março 10, 2026
O “pacote” é p’ra cair!
MANIFESTAÇÃO NACIONAL DOS...
terça-feira, março 10, 2026
14 Março | Manifestação pela Paz em Lisboa e no Porto
FIM ÀS AMEAÇAS E AGRESSÕES...
segunda-feira, março 09, 2026
STAL apela à participação nas iniciativas do Dia da Mulher Trabalhadora
ACÇÕES DIVERSIFICADAS E...
terça-feira, março 03, 2026
Trabalhadoras da Check-up Casa exigem respeito pelos seus direitos e o pagamento imediato dos salários em atraso!
PROTESTO JUNTO À CM CASTELO...
segunda-feira, março 02, 2026
28 Fev | Milhares de trabalhadores voltam a rejeitar o “pacote laboral” e exigem a sua retirada
GRANDE MANIFESTAÇÃO EM...
sábado, fevereiro 28, 2026
Sectores estratégicos falham resposta a fenómenos climáticos extremos
DÉCADAS DE DESINVESTIMENTO E...
quinta-feira, fevereiro 26, 2026
AdP | Actualização salarial para 2026 acordada em 75€, com um mínimo de 2,5%
Apesar de ficar aquém do...
sexta-feira, fevereiro 20, 2026
STAL denuncia “farsa negocial” do governo e exige respostas efectivas aos problemas dos trabalhadores
LUTA CONTRA O “PACOTE...
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
28 Fevereiro | Manif. Nacional - Abaixo o pacote laboral​
É POSSÍVEL UMA VIDA MELHOR –...
segunda-feira, fevereiro 09, 2026
ADSE - Representantes dos trabalhadores garantem melhores condições
PÚBLICA, SOLIDÁRIA E AO...
sexta-feira, fevereiro 06, 2026
É urgente apoiar os trabalhadores que não podem comparecer ao serviço
CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS...
sexta-feira, fevereiro 06, 2026
STAL solidário com populações, famílias e autarquias afectadas
APELA À MOBILIZAÇÃO DOS...
sexta-feira, janeiro 30, 2026
Presidenciais | O voto dos trabalhadores conta na luta pelos direitos consagrados
EM DEFESA DA CONSTITUIÇÃO,...
terça-feira, janeiro 27, 2026
TRU/Tabela salarial 2026 – Actualização muito aquém do necessário
ACORDO PLURIANUAL DE...
quarta-feira, janeiro 21, 2026
Que 2026 seja de conquistas de direitos e valorização profissional… ao nível do “melhor do mundo”!
TRABALHADORES DA ÁGUAS DE...
terça-feira, janeiro 20, 2026