A ÁGUA É UM DIREITO HUMANO
A Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE), denominada «A água é um direito humano», é tema de uma audição no Parlamento Europeu, que terá lugar em Bruxelas, na próxima segunda-feira, 17.
Mais de 300 pessoas de toda a Europa estão inscritas para intervir no debate, o qual poderá ser seguido via internet em http://www.europarl.europa.eu/ep-live/fr/committees/video?event=20140217-1500-COMMITTEE-ENVI-DEVE-IMCO-PETI
Também será possível enviar comentários através do twitter (# right2water) e através do Facebook (https://www.facebook.com/pages/right2water/259222457451652 ).
Recorde-se que a Iniciativa de Cidadania Europeia, apoiada desde o início pelo STAL, recolheu mais de um milhão e 800 mil assinaturas em diferentes países.
O grande êxito da iniciativa demonstra a relevância dos seus objectivos e o enorme eco que têm na opinião pública.
A defesa da água como direito humano, a luta contra a liberalização dos serviços de água e a promoção do acesso universal à água e ao saneamento, são hoje questões que preocupam e mobilizam milhões de pessoas em toda a europa.
O STAL exorta os eurodeputados portugueses a apoiarem esta iniciativa, cujo impacto já obrigou a Comissão Europeia a recuar nos seus intentos privatizadores, excluindo os serviços de água da directiva sobre concessões.
No entanto é preciso prosseguir a luta para que a Comissão Europeia ouça a voz dos povos e apresente legislação que consagre efectivamente a água como um direito humano e impeça quaisquer tentativas de liberalizar e privatizar este sector essencial à vida, à coesão social e territorial e ao progresso económico e social dos países.