O STAL enviou uma mensagem de solidariedade às centrais sindicais italianas (CGIL e UIL) que realizam uma greve geral em Itália no dia 12 de Dezembro de 2014 (Transcreve-se texto da mensagem).
Queridos Camaradas da CGIL e da UIL
Em nome dos trabalhadores portugueses da Administração Local e Regional, que representamos, enviamo-vos as nossas fraternais saudações e os desejos do maior sucesso na vossa greve geral de hoje.
Tal como em Itália e na maioria dos países da Europa, também em Portugal, enfrentamos e resistimos aos brutais ataques que visam a total destruição dos históricos direitos laborais e sociais alcançados com a luta de tantas décadas e que fragilizam profundamente a democracia.
A destruição dos postos de trabalho, dos serviços públicos, os despedimentos sem justa causa , a desregulamentação do mercado e dos horários de trabalho, o aumento do trabalho precário, o ataque à contratação colectiva, contam-se entre as brutais medidas dos nossos governos que só podem levar a um fim : à união de todos os trabalhadores na luta pela defesa e conquista dos seus interesses e a construção de uma Europa dos Trabalhadores e dos Povos.
Por isso, ao vosso lado, convosco, dizemos: «Cosi Non Va!»