EXTINÇÃO DA EMPRESA MUNICIPAL DE AMBIENTE DE FELGUEIRAS
No dia 28 de Julho de 2016, na reunião da Assembleia Municipal de Felgueiras, voltou a ser discutido o futuro da EMAFEL. Uma delegação do STAL assistiu à reunião, mas as incertezas e as dúvidas continuam por esclarecer e não estão garantidos os direitos e os postos de trabalho dos 31 trabalhadores.
Após 3 anos da deliberação pela extinção da empresa, a situação continua por resolver
As preocupações do STAL resultam do facto de em Fevereiro de 2013 a Assembleia Municipal de Felgueiras ter aprovado a dissolução da EMAFEL.
Em Junho de 2015, como o processo não estava concluído a Assembleia Municipal aprovou uma proposta da Câmara de prorrogação do prazo de liquidação da empresa por mais um ano.
O STAL solicitou ao Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras uma reunião, com carácter de urgência, na qual irá exigir explicações sobre o processo e reclamar garantias para a defesa de todos os postos de trabalho e dos direitos dos trabalhadores, nomeadamente:
- Porque é que mais de 3 anos depois da deliberação de extinção da EMAFEL, o processo não está concluído e os trabalhadores são confrontados com um cenário que não lhes dá qualquer garantia ou segurança quanto ao futuro?
- Que funções futuras passarão a assumir os 31 trabalhadores (21 da limpeza e 10 do aterro) que integram actualmente a empresa?
- Exigir que a Câmara tome medidas de forma a garantir, os postos de trabalho e os direitos de todos os trabalhadores?
O STAL apela a que os trabalhadores não assinem nenhum documento nem assumam nenhum compromisso enquanto todas as dúvidas não forem esclarecidas.