Foto: Câmara de Braga QUEM LUTA SEMPRE ALCANÇA!

O STAL e os trabalhadores da Administração Local obtiveram uma grande vitória com a assinatura do Acordo de Empresa (AE) celebrado com as empresas municipais Agere e Braval (em Braga), conseguida após muitas horas de negociação, que levaram a uma melhoria significativa dos direitos em relação à redação inicial proposta pela Administração, e com o acordo generalizado dos trabalhadores.

Os AE foram assinados na sexta-feira, 27 de Novembro, e como sempre afirmámos - embora o processo negocial tenha demorado mais tempo do que certamente todos queríamos -, o STAL só assina acordos que permitam aos trabalhadores reforçar e conquistar direitos.

Assim, também na Agere e na Braval podemos, de cabeça erguida, dizer aos trabalhadores que os AE agora assinados não só significam uma conquista de direitos, mas também que o papel do STAL foi determinante para que isso acontecesse e se valorizasse o trabalho e os trabalhadores.

Os dois AE entrarão totalmente em vigor quando forem publicados, mas em ambos, o enquadramento na tabela salarial será realizado com retroativos a Julho último, o que na prática permite aos trabalhadores verem o seu salário melhorado 6 meses antes da assinatura dos AE, a valorização salarial ser de imediato aplicada ao subsídio de Natal e começar, desde já, a contabilizar “pontos” para a próxima progressão salarial.

De destacar, entre as diversas conquistas consagradas nos referidos acordos, o aumento geral dos salários; Salário Mínimo de 655€; 35 horas de trabalho semanal; inclusão de subsídios de turno, trabalho noturno e disponibilidade (quando permanente) nos subsídios de féria e de Natal; subsídio de turno de 25%, 20% ou 15% consoante o regime; pagamento de trabalho suplementar com acréscimo de 37,5%, 50% e 100%, valores acima dos definidos atualmente por Lei; definição de carreiras, progressões e tabela salarial favoráveis aos trabalhadores; e integração dos trabalhadores com vínculo precário, em consequência da redução de horário.

É por estas conquistas que vale a pena lutar! E só foi possível alcançar esta melhoria das condições de trabalho na Agere e na Braval porque os trabalhadores se mantiveram unidos e organizados no STAL, tendo o seu apoio às reivindicações e posições do Sindicato sido decisivo para o sucesso das negociações.

A fase que se segue é a da implementação e cumprimento integral dos AE, sendo igualmente necessária a força e o envolvimento dos trabalhadores, assim como a sua organização no STAL, para que juntos continuemos a alcançar vitórias e a consagrar direitos nas duas empresas.

SINDICALIZA-TE NO STAL! DÁ FORÇA A QUEM LUTA! POR TI E PELOS TEUS DIREITOS!

Pin It