liberdadesindical 324daCerca de uma centena de trabalhadores do Município de Beja e dirigentes regionais e nacionais do STAL concentrarem-se esta manhã (quarta, dia 8) junto aos Paços do Concelho em solidariedade para com uma trabalhadora da autarquia e delegada sindical alvo de um processo disciplinar.

A discussão sobre o eventual despedimento da trabalhadora e sindicalista esteve agendada para a reunião de Câmara desta quarta-feira, mas acabou por ser adiada, depois de o STAL ter denunciado publicamente o caso e anunciado a realização de um Plenário na Praça da República, em Beja, em paralelo à referida reunião.

Em causa está a mudança de local de trabalho feita de forma unilateral e à margem do estipulado na Lei, situação que arrasta-se desde o ano passado.

ver fotos

Neste 8 de Março em que, em todo o Mundo, se assinala o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora e a luta das mulheres pela igualdade, reconhecimento e exercício efetivo dos seus direitos, nomeadamente o da atividade sindical, o STAL reafirma a necessidade de continuar a luta contra a discriminação a que as mulheres estão expostas nos seus locais de trabalho e pelo legítimo e constitucionalmente consagrado direito ao exercício da actividade sindical.

Apesar de adiada a decisão sobre o futuro profissional da trabalhadora e sindicalista, os trabalhadores do Município e o STAL mantêm-se solidários, unidos e determinados em combater a prepotência e a injustiça de quem não cumpre a Lei, mas, em nome dela, a quer aplicar discricionariamente.

Pin It